Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas ainda vê recorde
![]()
SÃO PAULO, 18 Fev (Reuters) - A exportação de soja do Brasil deve alcançar 11,46 milhões de toneladas em fevereiro, estimou nesta quarta-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), reduzindo a projeção em 250 mil toneladas em seu boletim semanal.
Se a estimativa baseada em embarques e na programação de navios for confirmada, a exportação em fevereiro ainda somaria um novo recorde para o mês, superando a máxima histórica de 2025 (9,73 milhões de toneladas), após volumes abaixo das expectativas em janeiro por conta de chuvas que interromperam as operações nos portos.
No bimestre, as exportações do país, maior produtor e exportador global, somariam 13,9 milhões de toneladas, à medida que o país escoa uma safra estimada em recorde de cerca de 180 milhões de toneladas, segundo analistas.
A Anec projeta as exportações em 2026 em 110 milhões de toneladas, versus 108,68 milhões em 2025.
A Anec também reduziu em cerca de 100 mil toneladas a previsão de exportação de farelo de soja do país em fevereiro, para 1,82 milhão de toneladas, também uma máxima histórica, contra 1,5 milhão em fevereiro de 2025.
Por outro lado, projetou os embarques brasileiros de milho em 1,12 milhão de toneladas, versus 953.217 toneladas na semana anterior, mas ainda abaixo das 1,32 milhão de toneladas do mesmo mês de 2025.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Soja volta à estabilidade em Chicago após testar máximas em três meses nesta 4ª feira
Anec reduz previsão de exportação de soja do Brasil em fevereiro, mas ainda vê recorde
Óleo sobe mais de 2% em Chicago e dá suporte à soja nesta 4ª feira
Soja sobe na Bolsa de Chicago nesta 4ª feira, acompanhando boas altas do óleo
Soja fecha 3ª feira com leves ganhos, se alinhando antes do Outlook Forum
Soja volta a subir em Chicago nesta tarde de 3ª feira (17), mas segue estável