Soja: Mercado na CBOT consolida alta nesta 6ª com sinais de melhora na tensão EUA-China

Publicado em 02/11/2018 17:07

Os futuros da soja na Bolsa de Chicago (CBOT) encerraram a sessão desta sexta-feira (02) consolidando a alta da véspera. O mercado sente sinais de flexibilização nas tensões entre Estados Unidos e China após as declarações do Presidente americano Donald Trump na véspera.

O vencimento novembro/18 fechou o pregão com alta de 6,25 pontos, a US$ 8,75 por bushel e o janeiro/19 subiu 5,75 pontos, cotado a US$ 8,87 por bushel. Durante o dia, as cotações da oleaginosa no terminal externo chegaram a operar dos dois lados da tabela, mas a alta prevaleceu.

"Ambos os presidentes estão lançando algumas vibrações otimistas de um potencial acordo comercial", disse para a Reuters internacional Terry Linn, analista da Linn & Associates. A soja teve o maior avanço semanal desde julho de 2017, com salto de mais de 3% no janeiro/19.

"Tive uma longa e muito boa conversa com o presidente da China, Xi Jinping. Conversamos sobre muitos assuntos, com forte ênfase no comércio. Essas discussões estão indo muito bem com as reuniões sendo agendadas no G-20 na Argentina. Também tivemos uma boa discussão sobre a Coreia do Norte!", disse Trump no Twitter ontem (1º).

Bastou a declaração para o mercado da oleaginosa testar ganhos de 30 pontos na véspera. Essa valorização foi estendida ao longo desta sexta-feira com operadores externos entendendo a fala como um importante sinal de flexibilização nas tensões entre os dois países.

Tradicionalmente, os chineses compram a maior parte de sua soja no quarto trimestre do ano nos Estados Unidos uma vez que, com a colheita em andamento no país e a chegada da nova oferta, os preços acabam se tornando ainda mais atrativos aos importadores. Este ano, porém, essa dinâmica mudou em função da guerra comercial.

Nesta sexta-feira, é feriado de Finados no Brasil. Com isso, as praças de comercialização da soja não funcionam e retomam os negócios apenas na próxima segunda-feira (05).

» Clique e veja as cotações completas da soja

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Demanda firme leva Indicadores aos maiores patamares desde abril/23
Soja abre a semana com estabilidade em Chicago; pressão do Pro Farmer, mas suporte do milho e da China
Preços da soja no Brasil renovam máximas após semana com quase 4% de alta acumulada em Chicago
China aumenta compras de soja dos EUA em meio a temor de safra menor e preços mais altos
Soja recua em Chicago nesta 6ª feira (21) com realização de lucros, após semana de sequência de altas
Nova safra de soja do Brasil pode cair "um pouco" com El Niño, diz executivo da Cofco