Com expectativa de quebra de pelo menos 11% começa a colheita da soja em MS

Publicado em 17/01/2019 11:53
Projeção foi reduzida de 10 milhões de toneladas para 8,9 milhões de toneladas em razão dos efeitos dos veranicos sobre algumas lavouras.

A colheita da safra 2018/2019 de soja já começou em alguns municípios de Mato Grosso do Sul, como São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Maracaju, Dourados, Naviraí e Amambai. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (16) pelo presidente da Associação dos Produtores da oleaginosa (Aprosoja/MS), Juliano Schmaedecke, no Showtec, da Fundação MS, em Maracaju.

Schmaedecke apresentou durante o evento um breve resumo da situação atual da safra. Segundo ele, os veranicos – períodos de grande estiagem e altas temperaturas, que ocorrem entre novembro e dezembro em algumas regiões do estado provocaram uma quebra na expectativa de um novo recorde de produção de soja no estado.

Segundo o presidente da Aprosoja/MS, de uma expectativa inicial de produção de 10 milhões de toneladas a estimativa foi reduzida para um patamar em torno dos 8,9 milhões de toneladas. “A quebra se dá em lavouras plantadas principalmente na segunda quinzena de setembro e são locais pontuais. Temos algumas regiões do estado que enfrentaram veranicos com 45 dias de seca e tem regiões em que não ocorreu essa estiagem”, disse ao G1.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Tags:

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco