Soja inicia semana com estabilidade em Chicago. No Brasil, atenção à disputa pela oferta

Publicado em 27/07/2020 08:25

O mercado da soja começa a semana operando com estabilidade na Bolsa de Chicago. Os futuros da oleaginosa, por volta de 7h50 (horário de Brasília), subiam entrte 0,50 e 1,25 ponto nos principais contratos, com o agosto sendo cotado a US$ 9,06 e o novembro, US$ 9,00 por bushel. A proximidade do encerramento do mês faz os traders irem adotando uma postura mais cautelosa e de ajuste de posições. 

Segundo explicam analistas e consultores internacionais, o mercado segue limitado pelas preocupações sobre as relações entre China e Estados Unidos, que passam por uma nova onda de escalada e incertezas, o que poderia trazer algum impacto na demanda da nação asiática pelos produtos norte-americanos. 

Ainda assim, por outro lado, as duas última semanas foram de muitas compras feitas pela China nos EUA, especialmente de soja, dada a pouca oferta no Brasil e a necessidade crescente do país. Dessa forma, o mercado espera por novos anúncios nestes próximos dias, bem como pelos números dos embarques semanais norte-americanos que serão reportados nesta segunda-feira. 

Ainda hoje, após o fechamento do mercado em Chicago, chegam também os dados atualizados do desenvolvimento da nova safra dos EUA pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

NO BRASIL

No Brasil, o mercado deverá seguir, nesta semana, se pautando pela disputa da pouca oferta entre demanda interna e para exportação. Ainda em foco, o câmbio e a próximidade do início da safra 2020/21 nos próximos meses, como explicam ainda analistas e consultores de mercado. 

"O mercado da soja nestes próximos dias, agora já indo para o final de julho, pode ter mais pressão de compra interna do que de exportação, porque os esmagadores precisam se posicionar para trabalhar este segundo semestre e tem muitos que estão com pouco grão nas mãos e se não comprarem a soja logo, não conseguirão o fazer a frente porque resta pouco", explica Vlamir Brandalizze, consultor de mercado da Brandalizze Consulting. 

Assim sendo, o consultor acredita que as importações deverão continuar a crescer no Brasil, principalmente pelas indústrias do Sul do país e especialmente com compras feitas no Paraguai. Com isso, segue a indústria nacional pagando melhor do que os portos para garantir a oleaginosa no Brasil. 

Veja como fechou o mercado na última semana:

>> Soja: Destaque da semana, prêmios sobem até 25% no BR com baixa no câmbio e oferta restrita

Tags:

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistadasoja
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago tem muita oscilação nesse inicio de semana, mas encerra com leves ganhos por conta da greve de processadores na Argentina
Greve na Argentina leva farelo a subir mais de 2% e soja acompanha altas em Chicago nesta 2ª
Soja/Cepea: Abril avança com as maiores médias do ano
Soja: Preços sobem em Chicago nesta 2ª feira, mas ainda precisando de novas notícias para se consolidar
Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação