Alterada para 2022 a realização do Congresso Brasileiro de Soja

Publicado em 23/02/2021 09:16

Diante da severidade da pandemia de Covid-19, a comissão organizadora do IX Congresso Brasileiro de Soja (CBSoja) e do  Mercosoja 2022, promovidos pela Embrapa Soja, optou por transferir a data de  realização dos eventos de 2021 para 16 a 19 de maio de 2022, em formato híbrido. Portanto, as opções de inscrições on-line e presencial darão acessos diferenciados à programação. Já em 2021 serão promovidos debates on-line, como parte da programação técnica dos eventos. A ideia é realizar discussões técnicas que envolvem a produção e a pós-produção da soja de temas urgentes que não podem aguardar até 2022. 

Além disso, a presidência do CBSoja ficará sob a responsabilidade do pesquisador da Embrapa Soja, Adeney de Freitas Bueno, em substituição ao pesquisador Adilson de Oliveira Jr. em virtude da agenda comprometida com a Chefia de Administração. Entretanto, Oliveira Jr continua na comissão organizadora, como vice-presidente do congresso.

A cultura da soja que é um dos alicerces do agronegócio brasileiro e a programação técnica dos eventos está pautada no tema central "Desafios para produção sustentável no Mercosul".  Estão entre os objetivos dos eventos debater os principais desafios tecnológicos para a cadeia produtiva da soja e apresentar soluções sustentáveis para a melhoria da eficiência e da rentabilidade no campo. A programação técnica-científica vem sendo elaborada para abordar aspectos relacionados ao momento atual da cultura da soja assim como, trazer uma visão de futuro. Desta forma, serão discutidos temas como as tecnologias sustentáveis de produção, genética avançada, oportunidades de mercado, bioeconomia e agricultura 5.0 entre outros. A temática será apresentada pelos mais renomados especialistas de cada área técnica.

Soja - A soja é a principal fonte de proteína, em nível mundial, sendo usada em produtos industrializados e também em ração animal. Na safra 2019/20, o Brasil produziu 257 milhões de toneladas de grãos, dos quais mais de 120 milhões foram de soja. A cultura da soja representa 23% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O Brasil se tornou o maior produtor mundial de soja e a cultura hoje tem reflexos importantes na economia, impactando na realização de negócios, na geração de emprego e renda e trazendo melhorias para a qualidade de vida de toda a população.

Fonte: Embrapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços da soja têm alta de até R$ 3/sc em semana de fôlego no Brasil, com Chicago acima dos US$ 11, mas prêmios limitam movimento
Colheita de soja de Mato Grosso avança para 39,61%, mantém ritmo acelerado, aponta Imea
Sojas “diferentes do padrão comercial” serão demonstradas pela Embrapa no Show Rural
Soja volta a subir na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira, acompanhando bons ganhos do farelo
Vendas de soja do Brasil da safra atual avançam para 33,9%, diz Safras & Mercado
Soja: Após duas semanas de intensa valorização, Chicago realiza lucros nesta 6ª feira