Plantio de soja vai a 87% com persistência de pontos secos no Centro-Oeste, diz AgRural

Publicado em 28/11/2022 08:59 e atualizado em 28/11/2022 10:48

O plantio da safra 2022/23 de soja chegou na quinta-feira (24) a 87% da área estimada para o Brasil, contra 80% uma semana antes e 90% no mesmo período do ano passado, de acordo com dados levantados pela AgRural. Em apenas quatro estados – Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Pará – os trabalhos ainda não haviam atingido 70%, mas isso se deve mais a diferenças de calendário de safra em relação ao resto do país do que a atrasos significativos nesses estados.

No Centro-Oeste, onde o plantio está virtualmente concluído, as chuvas da semana passada ainda foram irregulares, aumentando a preocupação nas áreas que estão secas há mais tempo, especialmente porque as temperaturas estão em elevação. No Sul do país, o volume de chuva também foi menor e os produtores já estão de olho nos mapas de previsão, na expectativa de que as precipitações melhorem.

A AgRural estima a produção de soja na safra 2022/23 do Brasil em 150,5 milhões de toneladas, baseada em área de 43,2 milhões de hectares (+4% anuais) e linhas de tendência de produtividade. Essas linhas começarão a ser substituídas por avaliações de produtividade com base nas condições das lavouras de cada estado a partir de dezembro. 

Fonte: AgRural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

USDA informa venda de soja para o Egito nesta 5ª feira
Se MT fosse um país seria o terceiro maior na produção de soja do mundo
Safra de soja do Paraguai pode bater recorde conforme colheita entra na fase final
Com possibilidade de novas greves na Argentina, farelo sobe mais de 1% em Chicago e soja acompanha
Soja fecha em alta na CBOT após sessão volátil, mas impacto dos ganhos ainda é limitado no BR
Colheita da soja começa na região de Cascavel/PR com projeção de altas produtividades