Safra de soja 2022/23 do Brasil deve alcançar 152,96 mi t, diz AgResource

Publicado em 11/01/2023 17:04 e atualizado em 11/01/2023 18:48

SÃO PAULO (Reuters) – A produção brasileira de soja deve atingir 152,96 milhões de toneladas na safra 2022/23, disse nesta quarta-feira a consultoria AgResource Brasil, com uma leve redução de 0,39% ante a expectativa anterior devido ao cenário de irregularidade de chuvas no Rio Grande do Sul.

Apesar da revisão, o volume colhido pode representar um recorde e cerca de 27,5 milhões de toneladas a mais em relação ao produzido na safra passada, quando as lavouras foram atingidas por uma seca mais severa. Além disso, produtores aumentaram a área plantada.

Para o milho, a AgResource prevê produção total de 125 milhões de toneladas, redução de 2,09% frente a última estimativa, por ajuste de área e produtividade.

“A área da 1ª safra foi alterada em alguns Estados totalizando 4,42 milhões de hectares, redução de 1,53%. Foram realizados ajustes nas produtividades, principalmente para os Estados do Sul do Brasil para primeira e segunda safra, também devido à falta de chuvas e atraso no plantio”, afirmou.

(Reportagem de Nayara Figueiredo)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja/Cepea: Expectativa de maior demanda global aquece mercado
Soja tem altas de mais de 20 pts em Chicago nesta 2ª, acompanhando disparada dos grãos
Soja acumula 4% de perdas em dois dias na Bolsa de Chicago e fecha nas mínimas de três semanas
SLC Agrícola buscará mitigar riscos na safra 2026/27 com El Niño e custos altos de adubo
Soja segue recuando em Chicago nesta 6ª com expectativas frustradas sobre a China
Indicação de que a China não vai comprar mais soja dos Estados Unidos faz cotações despencarem em Chicago nesta quinta-feira