Commodities agrícolas se sustentam no mercado internacional temendo perdas na produtividade global

Publicado em 15/09/2010 12:34

 

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

As condições climáticas no mundo estão influenciando diretamente as cotações da soja, milho e trigo no mercado internacional, tornando-o cada vez mais volátil. Por outro lado, a demanda por alimentos e o temor sobre a diminuição de oferta sustentam a tendência altista dos preços.

 

Soja – Enquanto é aguardado o início da colheita da safra norte-americana e a entrada dos grãos no mercado, a commodity trabalha na tentativa de acompanhar o forte rali dos preços do milho. Ambos disputam áreas no plantio da primavera, mas por enquanto, se mantém bem firmes.

 

Milho – A redução das estimativas de produção divulgadas na última sexta-feira (10) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) é confirmada com o avanço da colheita norte-americana que revela uma produtividade menor. Os preços sobem enquanto o mercado teme a escassez de oferta.

 

Trigo – A falta de chuvas na região do Mar Negro pode impedir o plantio de inverno e mais uma vez questiona a produtividade mundial. A estiagem já devastou a safra da primavera, quando levou o governo da Rússia a cancelar suas exportações a partir de 15 de agosto. O Egito, principal importador do cereal no mundo, já manifesta interesse pelo produto americano.

Tags:

Fonte: Redação NA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco