Falta de chuva pode atrasar início do plantio de soja

Publicado em 16/09/2010 10:24
O presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, declarou que os produtores da região esperam apenas pela chuva para iniciar o plantio da safra 2010/11 de soja na região. Seria necessário uma quantidade de aproximadamente 60 milímetros de chuva para que o solo adquira a umidade necessária. Enquanto a chuva não vem, os produtores aguardam com os insumos e maquinários nos barracões das fazendas.

Por mais que a chuva não aparece por estes dias, o plantio da safra de soja não ficará prejudicada. Segundo Redivo, os produtores podem realizar o plantio do grão até 10 de outubro sem nenhum tipo de prejuízo. Passado este prazo, os produtores podem comprometer o plantio da safrinha do milho do próximo ano. O prazo limite para o plantio do milho, para o ano que vem, é 15 de fevereiro. “Ainda estamos dentro do calendário. Esperamos apenas uma boa chuva para umedecer o solo e começar o plantio”, disse, em entrevista ao Só Notícias.

Sorriso
O primeiro secretário do Sindicato Rural do município, Laércio Lenz, disse que praticamente todos os produtores da região também estão com os insumos e maquinários prontos para inciar o plantio, a espera apenas da chuva. Segundo ele, há informações de alguns poucos proprietários que iniciaram ontem o plantio da soja, depois de algumas chuvas localizadas.

Laércio, assim como Redivo, ressalta que o atraso no plantio da soja deverá causar o prejuízo na safrinha do milho do próximo ano. Segundo ele, a situação vivida este ano não é uma novidade, mas há algum tempo não ocorria. “Esta não é uma situação nova. Em outros anos houve atraso no plantio por falta de chuva”, lembrou.

Tags:

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco