Oil World reduz estimativa para safra brasileira de soja

Publicado em 16/03/2011 11:10
A Oil World reduziu nesta quarta-feira sua estimativa para a safra brasileira de soja. Segundo a consultoria alemã, por conta da chuva a colheita brasileira será reduzida para algo entre 70 e 71 milhões de toneladas.

A previsão anterior era de um volume entre 71 e 72 milhões de toneladas. Mesmo com essa redução, o volume ainda é maior do que o colhido em 2010 - 68,6 milhões de toneladas.

A análise da consultoria mostra que as lavouras da oleaginosa foram atingidas pela chuva em um momento em que estavam bastante vulneráveis. A Oil World estima que somente em Mato Grosso a quebra possa totalizar 1,5 milhão de toneladas.

"A safra brasileira de soja não deve atingir a estimativa prévia, otimista, de 71 milhões a 72 milhões de toneladas. No entanto, ainda é possível que a produção fique entre 70 e 71 milhões de toneladas, se o clima melhorar logo e a colheita acompanhar", informou.

Sobre o clima no Brasil, a Oil World afirmou que o será crítico para a soja nas próximas duas semanas, o que deve resultar em mais perda na produção.

Além disso, a consultoria estima que as exportações de soja e produtos derivados em março ficarão abaixo das expectativas, uma vez que estão sendo comprometidas por conta do atraso da colheita e dos problemas no transporte originados pelo excesso de chuvas.

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco