À espera da fala de Ben Bernanke, grãos operam sem direção na CBOT

Publicado em 26/08/2011 09:54

Especulações quanto ao pronunciamento do presidente do Federal Reserve (Banco Central dos EUA), Ben Bernanke, deixam mercado de grãos sem direção nesta sexta-feira. A soja encerrou o pregão noturno de Chicago com 3 pontos de queda no vencimento janeiro/2012. O milho fechou com 1 ponto de baixa e o trigo com 8 pontos nos principais vencimentos.

Traders estimam que Bernanke anuncie mais um pacote de incentivo a economia norte-americana. A medida seria positiva para os grãos, pois mais dólares no mercado levariam a moeda americana a se desvalorizar e, consequentemente, elevariam os preços das commodities. No entanto, o pacote sinalizaria também a dificuldade da economia americana em ganhar fôlego, o que pode influenciar as cotações.

Antes do discurso, o governo dos EUA deve também divulgar a estimativa para seu PIB (Produtor Interno Bruto) para o segundo semestre.

No entanto, os fundamentos são positivos para o complexo de grãos que também realiza lucros do mês de agosto. Somente na segunda semana do mês a oleaginosa valorizou 9%.

Já o trigo registra desvalorização maior devido aos números divulgados ontem pelo International Grains Council (Conselho Internacional dos Cereais) de uma melhora na produção da União Européia em 0,5%, passando agora para os 137,5 milhões de toneladas.

Clima

As preocupações com as lavouras de soja no Meio-Oeste dos EUA ainda sustentam as cotações. Já as de milho do país indicaram nesta semana números menores do que os verificados no mesmo período do ano anterior.

Chamada para Abertura na Bolsa de Chicago

Soja: baixas de 2 a 3 pontos

Milho: baixas de 1 a 2 pontos

Trigo: baixas de 6 a 8 pontos

Tags:

Por: Ana Paula Pereira
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco