Imea: plantio de soja em MT avança a 5,6% da área em 2011

Publicado em 10/10/2011 12:14
O plantio de soja em Mato Grosso, o maior produtor do Brasil, já foi realizado em 5,6% da área estimada de 6,78 milhões de hectares, e está adiantado em comparação ao mesmo período do ano passado, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Chuvas registradas na semana passada permitiram a realização dos trabalhos de semeadura no Estado da safra 2011/12. Em relação à semana anterior, houve um avanço de 4,3 pontos percentuais. Na mesma época do ano passado, quando o plantio atrasou por falta de chuvas, os produtores mato-grossenses tinham semeado somente 1,7% da área da safra 2010/11.

O Mato Grosso costuma liderar os trabalhos de semeadura no Brasil. Mas neste ano as atividades também estão intensas no Paraná, segundo produtor de soja do país, onde produtores tinham semeado 13% da área até a semana passada, segundo informação da Secretaria de Agricultura.

De acordo com a Somar Meteorologia, uma frente fria avança pelo Sul e parte do Sudeste e se conecta à umidade da Amazônia, trazendo chuva para regiões produtoras de soja, o que provavelmente continuará beneficiando o plantio. O Paraná deverá colher uma safra de 14,2 milhões de t, segundo o governo estadual. Já o Mato Grosso tem uma safra estimada em 21,5 milhões de t pelo Imea.

Tags:

Fonte: Imea

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco