Depois de pregão volátil, soja e trigo fecham semana no misto

Publicado em 18/11/2011 14:22 e atualizado em 18/11/2011 17:42
Em um pregão típico de sexta-feira, o mercado de grãos fechou a semana marcado pela volatilidade. Na sessão regular de hoje, a soja e o trigo fecharam o dia em terreno misto e o milho no negativo. Os preços começaram o pregão em alta, passaram para o negativo, perderam mais de 10 pontos, porém, quase no final dos negócios, voltaram a subir.

A alta vista hoje foi reflexo de uma tentativa de recuperação depois de forte baixa de ontem e também, no caso da soja, da presença mais constante da China no mercado norte-americano. Entre terça e quinta-feira, os chineses compraram mais de 1 milhão de toneladas da oleaginosa dos EUA e hoje o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) reportou a venda de mais de 100 mil toneladas para a nação asiática.

Porém, essa demanda chinesa, segundo a opinião de analistas, já estava precificada e por conta disso já não dão tanto suporte ao mercado como se esperava. Frente a isso, o mercado de grãos volta a sucumbir aos problemas financeiros vividos pela Europa.

A situação da crise na Zona do Euro se agrava a cada dia frente a tantas indefinições no mercado financeiro. A grande preocupação dos agentes é a falta de consenso entre os líderes europeus para chegarem, ao menos, a um plano concreto de ajuda aos países que precisam com mais urgência. Além disso, algumas nações já exibem níveis de taxas de juros insustentáveis, fato que também assusta o mercado.

Porém, como explicou o analista de mercado Vinícus Ito, de Nova York, agora não é só a Europa que preocupa o cenário financeiro, mas os Estados Unidos também. A economia norte-americana ainda necessita da aprovação de um aumento do teto da dívida para conseguir honrar seus compromissos financeiros.

Tags:

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja recua em Chicago nesta 6ª feira com farelo caindo mais de 1% e demanda chinesa ainda no radar
Soja sente tombo de Chicago nos portos, mas dólar e demanda chinesa amortecem pressão no Brasil
Soja 26/27: chuva aperta janela no RS e exige precisão no plantio; especialista aponta estratégias para proteger produtividade
Soja despenca mais de 15 pontos em Chicago com pressão dos derivados; dólar limita impacto no Brasil
StoneX vê safra de soja 26/27 do Brasil em 183,36 mi t e menor exportação de milho em 25/26
Entrada da nova safra americana no mercado traz pressão sazonal sobre a soja de Chicago, mas clima do BR permanece no radar