El Niño pode reduzir moagem de cana e valorizar preço do açúcar no Brasil

Publicado em 05/06/2015 13:57

As usinas de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil possivelmente não conseguirão moer o volume projetado de 590 milhões de toneladas da safra 2015/16, caso o fenômeno climático El Niño se desenvolva na intensidade que está se prevendo, apontam fontes da indústria e meteorologistas.

Há uma forte probabilidade neste ano de que o El Niño ocorra de forma mais intensa, o que normalmente significa um volume maior de chuvas no Sul do país e menos precipitação no Norte.

“Um forte El Niño é provável, pelo menos até o fim de 2015″, detalha Corey Cherr, líder da área de Agricultura e Pesquisa Climática da Lanworth, consultoria vinculada a Agência Reuters.

Para a safra de cana, mais chuva significa dificuldade de colheita, já que as máquinas não conseguem entrar nos campos, e problemas com a quantidade de açúcar nas plantas.

A região Centro-Sul, que concentra cerca de 90% da produção de cana do Brasil, já registrou um mês de maio mais úmido. As chuvas ficaram de 30 a 40% acima da média em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, segundo a Somar Meteorologia.

Confira a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo

Fonte: Gazeta do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol