CMN amplia limite de crédito para fundação e renovação de canaviais

Publicado em 28/08/2015 07:43

O Conselho Monetário Nacional (CMN) autorizou nesta quinta-feira (27) a ampliação do limite de crédito para fundação e renovação de canaviais na safra 2015/2016. Segundo o Ministério da Fazenda, o colegiado elevou para até R$ 1 milhão o limite de R$ 385 mil por beneficiário quando os recursos adicionais forem destinados à fundação ou ampliação de lavouras.

De acordo com a norma para crédito rural, a fundação ou ampliação de lavouras de cana abrange os trabalhos preliminares, o plantio e os tratos subsequentes até a primeira safra, além da renovação de lavouras de cana em áreas antes ocupadas por canaviais com ciclo produtivo esgotado.

O estímulo à fundação ou renovação de canaviais é parte da estratégia do governo de fomentar a produção de cana-de-açúcar, atendendo à demanda crescente por etanol combustível. O crédito para essa finalidade vigora desde a safra 2011/2012.

Na reunião desta quinta-feira, o CMN também definiu em 10,5% a taxa efetiva de juros para operações de capital de giro do Programa de Capitalização de Cooperativas Agropecuárias (Procap-Agro). A taxa vale para operações contratadas a partir de 1º de setembro deste ano.

Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol