Forte demanda deve manter os preços do açúcar em alta, diz agência australiana

Publicado em 06/03/2017 15:36

Uma "forte demanda" irá apoiar os preços mundiais do açúcar, segundo a agência oficial de commodities da Austrália, a Abares.

A Abares aponta que a previsão para a média de preços da commodity nos futuros da Bolsa de Nova York é de 21,0 cents/lb, 1 cent/lb acima da previsão anterior.

Os preços ainda podem subir ainda mais na próxima temporada, a uma média de 22,0 cents/lb, antes de caírem para 20,8 cents/lb em 2018/19.

Crescimento de produção versus consumo

Para a Abares, a perspectiva reflete uma expectativa de que o consumo mundial de açúcar deve crescer mais rápido do que a produção, reduzindo as relações entre o estoque e o uso.

A agência considera que os estoques mundiais terão uma baixa de 15,7 milhões de toneladas em 2017/18. Para 2018/19, no entanto, deverá haver um aumento em 2018/19.

As projeções são fundamentadas em um aumento esperado da área plantada de cana-de-açúcar e também de beterraba no Brasil, China, Índia, Tailândia e também na União Europeia.

O consumo, por sua vez, deverá crescer 2,3% ao ano (contra 1,6% da produção), mas deve permanecer estancado na próxima temporada devido aos altos preços.

As expectativas de expansão a médio prazo são baseadas no crescimento contínuo da demanda de açúcar nos países em desenvolvimento, impulsionada pela rápida expansão das indústrias de alimentos e bebidas.

Preocupação com a saúde

Nos mercados desenvolvidos, como União Europeia e Estados Unidos, há uma expectativa de diminuição do consumo por conta da desaceleração do crescimento populacional e também por mudanças na dieta com base no aumento da preocupação com a saúde.

O Reino Unido, por exemplo, deve introduzir um imposto sobre o açúcar no próximo ano para reduzir o consumo entre a população. Fabricantes dos locais citados também trabalham em medidas para a redução do uso da commodity em seus produtos.

Tradução: Izadora Pimenta

Fonte: Agrimoney

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol