Crescente demanda deve levar vendas de etanol na França a novo recorde em 2020

Publicado em 28/01/2020 15:38

As vendas de etanol na França devem continuar a crescer acentuadamente neste ano, após atingirem um novo recorde em 2019, impulsionadas principalmente por incentivos fiscais e pela maior disponibilidade em postos de combustíveis, disse nesta terça-feira o grupo produtor francês SNPAA.

Um declínio na demanda por diesel e a equipagem cada vez maior de veículos com kits flex também contribuíram para o aumento na utilização do biocombustível, afirmou em entrevista coletiva a secretária-geral da SNPAA, Sylvain Demoures.

O consumo de etanol na França, onde a maior parte da fabricação advém de beterrabas sacarinas e grãos, deve crescer em 130 milhões de litros. A estimativa de consumo no ano passado girou em torno de 1,13 bilhão a 1,15 bilhão de litros, enquanto a utilização do produto em 2018 somou 1 bilhão de litros, segundo Demoures.

O maior volume do combustível no país deve vir de uma redução nas exportações e da maior produção nas usinas locais, que conseguem variar com facilidade entre a fabricação de etanol e a de açúcar, dependendo de demanda e preços.

Os grupos cooperativos Tereos e Cristal Union são os dois maiores produtores de etanol da França.

"Os 'players' do setor vão usar todas as capacidades para atender à demanda localmente", afirmou Demoures.

A França é a maior produtora de etanol da União Europeia, além de segunda maior consumidora, atrás apenas da Alemanha, embora a forte demanda francesa venha diminuindo cada vez mais a diferença entre os países.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira