Possível redução na mistura de biocombustíveis nos EUA coloca Brasil em foco, mas paridade de importação está fechada

Publicado em 06/07/2021 09:49
Segundo fontes da Reuters, governo de Joe Biden estaria planejando conceder isenção aos refinadores sobre as leis de biocombustíveis no país

A possibilidade de que o governo do presidente Joe Biden conceda isenção aos refinadores sobre as leis de biocombustíveis, com diminuição nas misturas de etanol à gasolina e de biodiesel ao diesel, movimentou nas últimas semanas os mercados de grãos e de combustíveis.

Apesar de apuração da Reuters, a decisão ainda não foi cravada, mas se aprovada, colocaria o Brasil em foco diante de uma possível importação de etanol. Porém, segundo análises da consultoria Itaú BBA, a paridade de importação do biocombustível pelo Brasil está fechada.

Atualmente, as compras brasileiras do biocombustível norte-americano possuem tarifa de 20%."A paridade de importação dos Estados Unidos para o Brasil encontra-se fechada, em função dos altos preços do etanol americano, da tarifa de importação e do câmbio", disse a consultoria.

"A nossa análise de cenários mostra que preços de etanol abaixo de USD 1,770/galão e taxa de câmbio inferior a R$ 4,55/USD poderia abrir arbitragem de importação para o CS considerando os preços atuais do etanol anidro em SP de R$ 3,25/l", destacou o Itaú BBA.


Estimativa de paridade de importação do etanol anidro dos EUA no Centro-Sul – PVU* - Fonte: Itaú BBA

O Itaú BBA atualizou sua estimativa para a safra 2021/22 de etanol total para 27,71 milhões de m³, sobre 30,37 milhões de m³ da temporada anterior, sendo 24,48 milhões de m³ de cana e 3,24 milhões de m³ de milho. Nesta temporada, a projeção é de uma importação de 400 mil m³.

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar perde o suporte dos 14 cents em NY e renova mínimas; no Brasil, preço da saca tem maior queda real desde 2019
Açúcar fecha em baixa em NY e Londres e devolve ganhos da sessão anterior
São Martinho avalia que preço do açúcar deve reagir com maior "mix" de cana para etanol
Açúcar/Cepea: Média da parcial de fevereiro é a menor desde setembro/19
Etanol/Cepea: Indicador do hidratado inicia fevereiro em queda
Primeira semana de fevereiro tem média diária de exportação de açúcar 67,1% superior à de 2025