Açúcar: Ganhos no mercado de energia dão suporte para NY e Londres nesta 2ª feira

Publicado em 27/03/2023 12:49
Petróleo avança cerca de 2% nas bolsas internacionais neste início de semana; também há suporte relacionado com ajustes e câmbio

As cotações futuras do açúcar operam com alta moderada nas bolsas de Nova York e Londres nesta tarde de segunda-feira (27). O mercado do adoçante tem suporte do petróleo e câmbio no financeiro, além de um movimento de ajuste de posições ante a última semana.

Por volta das 12h34 (horário de Brasília), o açúcar do tipo bruto tinha valorização de 0,29% no principal contrato na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), cotado a 20,88 cents/lb. Já em Londres, a alta era de 0,84%, a US$ 602,60 a tonelada.

O mercado do açúcar inicia a semana nas bolsas externas com forte atenção ao financeiro, principalmente os ganhos no mercado de energia, que está mais positivo depois dos temores dos últimos dias relacionados com o sistema bancário global com atenção à Europa e Estados Unidos.

O petróleo tinha ganhos de cerca de 2% nas bolsas externas. As oscilações no mercado do óleo impactam diretamente na decisão das usinas sobre a produção de açúcar ou de etanol com base no que estiver mais rentável no momento.

Além disso, o dólar tinha queda sobre o real, o que tende a desencorajar as exportações das commodities e dá suporte aos preços externos do adoçante.

O adoçante também tem algum suporte de um movimento de ajuste de posições. Os preços caíram nas últimas sessões acompanhando justamente as oscilações do mercado do petróleo, além das expectativas com a safra 2023/24 do Centro-Sul do Brasil.

» Clique e veja as cotações completas de sucroenergético

Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol