Sindirações defende aprovação da PL do Combustível do Futuro

Publicado em 04/03/2024 08:29
Entidade reforça que o crescente aumento da mistura do biodiesel ao combustível fóssil vai incrementar o esmagamento doméstico da soja e disponibilizar mais farelo, impulsionando o agronegócio brasileiro

O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal - Sindirações expressou apoio ao relatório do projeto de lei do Combustível do Futuro (PL 4.516/2023), apresentado esta semana. Junto com outras organizações do setor, o Sindirações assinou um manifesto que foi entregue para o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Segundo Ariovaldo Zani, CEO do Sindirações, caso seja aprovado, o PL pode  impulsionar o agronegócio, além de ser um avanço significativo para a transição energética no Brasil. “Oportuno ressaltar que o crescente aumento da mistura (14%, já nesse ano) do biodiesel ao combustível fóssil vai incrementar o esmagamento doméstico da soja, e sobretudo, disponibilizar mais farelo (Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais/ABIOVE estima produção total de 41,7 milhões de toneladas). Além disso, a produção de 6 milhões de litros de etanol (prevista pela União Nacional do Etanol de Milho/UNEM), pode vir a consumir até 14 milhões de toneladas do milho e, em contrapartida, devolver razoável fração (pouco mais de 30% são grãos secos de destilaria/DDG) destinada à alimentação animal”.

O manifesto reforça o potencial que o Brasil possui “para liderar a transição energética lastreada em fontes de energia renovável e de baixo impacto ambiental". O Sindirações assinoui o documento em conjunto com outras 26 entidades ligadas ao agronegócio e aos setores de bioenergia e biocombustíveis.

Fonte: Sindirações

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY