Mercado do açúcar busca equilíbrio de olho na virada do mix brasileiro

Publicado em 30/12/2025 08:53
Apesar de leves quedas, mercado tem suporte de projeção menor para a safra 26/27

Nesta terça-feira (30), o mercado do açúcar mantém estabilidade, encontrando suporte nas novas projeções que indicam redução de oferta no Brasil. Segundo a consultoria Safras & Mercado, a produção brasileira da commodity na temporada 2026/27 cairá 3,91%, totalizando 41,8 milhões de toneladas, ante as 43,5 milhões previstas para o encerramento de 2025/26. O relatório também prevê um recuo significativo nos embarques e as exportações brasileiras em 2026/27 devem cair 11% em relação ao ano anterior, limitando-se a 30 milhões de toneladas.

A consultoria aponta um forte incremento na produção de etanol (tanto anidro quanto hidratado), sustentado pela expectativa de maior demanda em 2026. O cenário considera dois fatores principais para essa mudança de estratégia: a elevação da mistura obrigatória para E30 na gasolina e a manutenção de uma arbitragem amplamente favorável ao hidratado em relação ao açúcar bruto negociado em Nova Iorque.

Com isso, o açúcar perderá espaço no mix das usinas em 2026, contrastando com a safra 2025/26, que foi marcadamente açucareira. Esse movimento é reforçado pelos preços internacionais mais baixos, influenciados pela ampliação da oferta em competidores como China, Índia e Tailândia. Além disso, pesa sobre as cotações a estimativa do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) de um superávit global de 11 milhões de toneladas para 2025/26.

Diante desse equilíbrio entre menor oferta futura no Brasil e superávit global atual, os preços operam com variações mínimas. Em Nova Iorque, o contrato março/26 é negociado a 15,25 cents de dólar por libra-peso, leve baixa de 0,07%. O vencimento maio é precificado a 14,89 cents (-0,13%), enquanto o julho opera estável a 14,94 cents. Em Londres, o mercado também se estabelece em um patamar lateralizado, com o maio/26 cotado a US$ 434,20 por tonelada, uma redução marginal de 0,09%.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar fecha em alta com informações de baixa produtividade da Índia
COPLACAMPO 2026: um dos maiores eventos do agronegócio nacional
Unica: Venda de etanol hidratado no mercado interno totaliza 1,60 bilhão de litros em janeiro
Mercado do açúcar continua em alta nesta quarta-feira (18), mas segue de olho na sobreoferta
Produção de açúcar da Índia deve ficar abaixo do previsto, restringindo exportações
Açúcar fecha em alta nesta 3ª feira em NY com demanda voltando após baixas recentes