Produção de açúcar da Índia deve ficar abaixo do previsto, restringindo exportações

Publicado em 18/02/2026 08:16 e atualizado em 18/02/2026 11:03

Logotipo Reuters

Por Rajendra Jadhav

KOLHAPUR, Índia, 18 Fev (Reuters) - A Índia deverá produzir menos açúcar do que o inicialmente estimado, à medida que chuvas excessivas nos principais Estados produtores têm resultado em menores rendimentos da cana, disseram agricultores e autoridades comerciais à Reuters, limitando as exportações do segundo maior produtor mundial.

Comerciantes afirmaram que a Índia pode ter dificuldades em exportar até mesmo metade da sua cota de exportação atribuída, o que irá apoiar os preços globais do açúcar, que se encontram próximos das mínimas de cinco anos, ao mesmo tempo que irá elevar os preços internos.

A Índia deve produzir entre 28,5 milhões e 29 milhões de toneladas de açúcar no ano comercial de 2025/26, que termina em setembro, de acordo com estimativas internas de cinco tradings que preferiram não se identificar, em linha com as políticas da empresa.

A Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (ISMA) previu uma produção de 30,95 milhões de toneladas para o ano.

“A produtividade da cana está em baixa em todos os principais Estados produtores, de Maharashtra e Karnataka a Uttar Pradesh e Gujarat, o que está reduzindo as estimativas de produção para esta temporada”, disse Rahil Shaikh, diretor-gerente da MEIR Commodities India, com sede em Mumbai.

A maior redução é esperada em Maharashtra, principal região produtora, com uma produção estimada em cerca de 9,6 milhões de toneladas, em comparação com a estimativa anterior de 10,8 milhões de toneladas, disseram as tradings.

Quase cinco dúzias de agricultores das regiões produtoras de cana de Maharashtra e da vizinha Karnataka, incluindo Vilas Patil, de Kolhapur, afirmaram que as chuvas excessivas prejudicaram o desenvolvimento das raízes e levaram à maturação precoce da safra.

“Esperávamos um rendimento de cana de pelo menos 60 toneladas por acre, mas ele ficou em apenas 48 toneladas. As chuvas excessivas interromperam o ciclo de crescimento da safra”, disse Patil.

As regiões produtoras de cana de Maharashtra receberam até 115% mais chuvas do que o normal em setembro, segundo dados do departamento meteorológico.

Maharashtra produziu 9 milhões de toneladas de açúcar até agora nesta temporada, e quase metade das 207 usinas que começaram a moer já fecharam devido à escassez de cana, disse uma autoridade de alto escalão do governo estadual, que não quis se identificar por não estar autorizado a falar com a imprensa.

A revisão para baixo na produção de açúcar, juntamente com um aumento esperado na demanda sazonal de verão a partir do próximo mês, provavelmente sustentará os preços, disse um comerciante com sede em Mumbai.

A Índia autorizou na sexta-feira a exportação de 500.000 toneladas adicionais de açúcar, além das 1,5 milhão de toneladas aprovadas anteriormente, elevando a cota total de exportação para o ano para 2 milhões de toneladas.

“As usinas estão obtendo preços mais altos no mercado interno, então têm pouco incentivo para exportar. É improvável que os embarques indianos excedam 700.000 toneladas”, disse Shaikh.

(Reportagem de Rajendra Jadhav)

((Tradução Redação São Paulo))

REUTERS LF

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário