Mosca branca é versátil, muda rapidamente de hábitos e formas de danos nas lavouras. Controle exige monitoramento e manejo integrado

Publicado em 28/01/2016 10:30
Mosca branca é versátil, muda rapidamente de hábitos e formas de danos nas lavouras. Controle exige monitoramento e manejo integrado

No Brasil os primeiros relatos da B. tabaci foram realizados na década de 1920, porém a partir da década de 1990 o inseto vem aumentando a sua importância. Em São Paulo (1991) foi registrado o primeiro impacto sócio econômico no Brasil nas culturas de tomate, berinjela, abóbora, e em plantas ornamentais.

Atualmente o inseto é disseminado em quase todos os estados brasileiro, causando prejuízos de ate 100% da produção dependendo da cultura. Períodos secos e quentes favorecem o desenvolvimento e a dispersão da praga, sendo, por isso, observados maiores picos populacionais na estação seca.

Esses insetos podem causar danos diretos e indiretos às culturas. Os danos diretos são causados pela sucção da seiva, quando se alimentam, provocando alterações no desenvolvimento vegetativo e reprodutivo da planta. Já entre os danos indiretos se destaca a transmissão de vírus e a fumagina (fungo preto que cobre a folhagem das plantas).

Segundo o professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Rui Scaramella Furiatti, no Brasil a 'cigarrinha' encontrou condições favoráveis para seu desenvolvimento, tendo uma explosão da população na década de 90.  "Ainda nós temos condições de ter hospedeiros para esse inseto o ano todo, principalmente nas regiões mais quentes", acrescente.

Devido à grande versatilidade do inseto o manejo integrado da praga deve ser realizado durante todo o ano. Antes do cultivo é preciso observar a presença de plantas invasoras que são hospedeiros do inseto, a aplicação de um vazio sanitário entre os cultivos, o monitoramento das áreas cultivadas e do entorno são fundamentais.

"Mas no caso da mosca branca esse vazio não é só do inseto, teríamos que considerar também o vírus, ou seja, temos que eliminar a população de plantas doentes que hospedam o vírus na entressafra", alerta o professor.

No controle químico, é importante que o produtor faça rotação dos produtos para cada fase de desenvolvimento do inseto, e a aplicação no tempo correto - que seria o inicio da colonização – assim, é possível fazer um controle eficiente da praga.

Alguns produtos, por exemplo, são inibidores da acetilcolinesterase e, seu modo de ação é por contato, ingestão e fumigação, tendo como mecanismo de ação a inibição de respiração mitocondrial e paralisação imediata da respiração e reprodução.

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Exportação de café do Vietnã aumenta 5,4% no 1º quadrimestre
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024