Fim da extorsão sindical. Agora, contribui quem quiser, diz produtor rural, cansado de sustentar parasitas

Publicado em 27/04/2017 14:03
O produtor rural José Baldassari, de Franca SP, ficou aliviado com a aprovação da Reforma Trabalhista, ontem à noite na Cãmara dos Deputados. Apesar de depender ainda do Senado e da saação presidencial, a partir de agora só vaõ existir os sindicatos eficientes e não os "pelegos". Enquanto na Argentina existem 91 sindicato, no Brasil são 17 mil!!!
Confira a entrevista com José Baldassari

Podcast

José Baldassari - Produtor Rural

 

Download

Ontem (26), por 296 votos a 157, o Congresso Nacional aprovou o texto da Reforma Trabalhista, que agora vai para votação do Senado. Um dos pontos dessa reforma, entretanto, é de interesse de alguns produtores rurais como José Baldassari, de Franca (SP): o fim da contribuição sindical obrigatória.

Para Baldassari, a queda dessa contribuição, definida por ele como "extorsão", é importante pois será uma porta para o surgimento de sindicatos "de verdade", como ele aponta, que trabalham em prol dos produtores rurais.

Em termos de comparação, ele apresenta dados de que o Brasil possui 11.326 sindicatos de trabalhadores e 5.186 sindicatos de empregadores, enquanto o Reino Unido possui 188, a Dinamarca, 164, os Estados Unidos, 130 e a Argentina, 91, o que faz do país um recordista em sindicatos - o que ele acredita ocorrer por conta dessa contribuição obrigatória.

Baldassari destaca ainda que os sindicalistas devem pedir, durante votação no Senado, um prazo de seis anos para continuar a recolher e ir diminuindo gradualmente. Com isso, ele espera que o presidente Michel Temer não acate a negociação como moeda de troca para outras votações.

Como exemplo de uma associação que recebe mensalidade espontânea e trabalha em prol dos produtores rurais, ele destaca a Sociedade Rural Brasileira (SRB), que irá completar 100 anos em 2019 e também elogia a Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Sistema FAEP).

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno