Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

Publicado em 16/09/2020 10:55 e atualizado em 16/09/2020 11:32
Cultivo do amendoim surge como mais uma alternativa de diversificação aos produtores mato-grossenses na segunda safra e registra alta rentabilidade. Plano do governo estadual é fortalecer toda a cadeia com a chegada de indústrias beneficiadoras para agregar valor à esta produção
Walter Valverde - Sec. Adj. de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da SEDEC/MT

Podcast

Mato Grosso dobrou área cultivada com amendoim e registra produtividades maiores do que a média nacional

 

Download

A cultura do amendoim vem ganhando espaço no Mato Grosso e atraindo novos produtores. Nesta última safra, o estado mais do que dobrou a quantidade de hectares cultivados da leguminosa, que é mais uma opção para a variação de cultivos.

Segundo o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT, Walter Valverde, o cultivo do amendoim pode ser feito durante a segunda safra com alternativa agronômica ao milho, gergelim e grão de bico ou também como uma terceira safra, mas ai em áreas irrigadas.

Apesar de ainda restrita a 880 hectares, a produção estadual registrou produtividades de até 6.250 quilos por hectare, superando a média nacional que é entre 4.000 e 5.000 quilos por hectare e tem potencial de mais crescimento.

Valverde explica que o projeto do estado é fortalecer toda a cadeia do amendoim com a chegada de industriais beneficiadoras desta produção, para agregar valor ao amendoim, abastecer o mercado interno e até mesmo exportar para outros estados e países.

A liderança destaca ainda que o amendoim é uma cultura bastante rentável ao produtor já que é um produto com grande potencial no mercado externo e de demanda ainda reprimida. “Como as áreas do estado de São Paulo já estão em limitações, vai vir uma grande rentabilidade para o produtor do Mato Grosso”, diz Valverde.

Confira a íntegra da entrevista com o secretário adjunto de investimentos, inovação e sustentabilidade da SEDEC/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Nova rota de juros, clima favorável e crédito seletivo redesenham ciclo de investimentos no agro
JBS amplia operações no Oriente Médio com investimento de US$150 mi em Omã
Jacto lança no Show Rural Coopavel tecnologias que reforçam liderança em pulverização
Wall Street abre em alta após semana de queda no setor de tecnologia, Amazon cai
Correção do solo 2: Formas de aplicação do calcário e os resultados da pesquisa
"Diversificação de culturas é uma forma de segurança e lucratividade ao produtor", explica supervisor da Cooxupé