JBS amplia operações no Oriente Médio com investimento de US$150 mi em Omã

Publicado em 08/02/2026 14:06 e atualizado em 09/02/2026 09:15

Logotipo Reuters

Por Ana Mano

SÃO PAULO, 8 Fev (Reuters) - A produtora global de alimentos JBS adquiriu uma participação de 80% em uma nova holding de alimentos em Omã, informou a empresa brasileira neste domingo, ampliando sua presença em um mercado de rápido crescimento que historicamente depende fortemente de importações de alimentos.

A maior empresa de carne do mundo está investindo US$150 milhões para produzir frango, cordeiro e carne bovina em duas unidades em Omã.

O CEO da JBS, Gilberto Tomazoni, disse a repórteres que a empresa precisa desenvolver uma cadeia de suprimentos no Oriente Médio, acrescentando que criará seus próprios frangos e planeja comprar gado e cordeiro de produtores de Omã e do Norte da África.

A unidade de carne bovina e cordeiro da JBS em Omã já existe, mas está ociosa há cerca de um ano, segundo Tomazoni.

A produção deve começar em seis meses para carne bovina e cordeiro, e em um ano para aves.

A Oman Food Capital (OFC), parceira da JBS, manterá uma participação de 20% na joint venture. As empresas esperam alcançar uma capacidade de produção anual de cerca de 300 mil toneladas.

As fábricas da JBS em Omã irão processar aproximadamente 1.000 cabeças de gado, 5.000 cordeiros e 600.000 frangos por dia.

Grandes empresas brasileiras de alimentos vêm expandindo sua presença no Oriente Médio, onde a segurança alimentar se tornou uma questão central após a pandemia de Covid-19 ter desorganizado as cadeias globais de suprimentos.

A JBS já processa carne na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, enquanto sua concorrente MBRF fortaleceu parcerias na região conforme planeja uma oferta pública em Riad.

A iniciativa da JBS também reduz potenciais impactos de tensões no comércio global ao expandir a produção para novas geografias e construir instalações integradas em uma região com altos índices de renda e crescimento populacional.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário