Abrapa promove visita à Ásia para estreitar relacionamentos e buscar novos mercados para o algodão brasileiro

Publicado em 14/06/2022 09:23 e atualizado em 14/06/2022 11:08
Cerca de 95% das exportações brasileiras tem como destino à Ásia. Hoje Brasil já representa 20% do algodão comprado pela continente e detém 40% do mercado da Indonésia
Júlio Cézar Busato - Presidente ABRAPA

Podcast

Abrapa promove visita à Ásia para estreitar relacionamentos e buscar novos mercados para o algodão brasileiro

Uma comitiva brasileira encabeçada pela Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) está visitando a Ásia para promover o algodão brasileiro em países como Indonésia, Tailândia e Bangladesh, fortalecer a relação com atuais compradores e buscar novos mercados. 

Segundo o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato, 95% das exportações brasileiras de algodão tem como destino o mercado asiático e, atualmente, o país responde por 20% de todo o algodão importado pelo continente. Somente na Indonésia, os brasileiros detêm 40% do mercado. 

Além de visitas à fiações e indústrias têxteis, o grupo se encontrou com autoridades e lideranças do setor para mostrar as características do algodão brasileiro como quantidade, qualidade, rastreabilidade e sustentabilidade e ouvir feedbacks e sugestões dos compradores. 

O presidente conta que, nas primeiras visitas realizadas há 6 anos, havia muitas dúvidas e questionamentos sobre o algodão nacional, mas que agora o nosso produto já é conhecido e respeitado internacionalmente. 

Participam das visitas também um grupo com 12 produtores brasileiros com lavouras no Mato Grosso, Bahia, Mato Grosso do Sul e Goiás. Busato destaca que a presença desses produtores jovens serve para comprovar aos compradores que o país vai manter constante o fornecimento de algodão nos próximos anos. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Abrapa no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo fecha terça-feira em leve baixa na Bolsa de Chicago
Algodão fecha 3ª feira com leve queda em Nova York, após sessão de ajustes
Algodão abre em alta na Bolsa de Nova York nesta terça-feira
Após 2 anos de pouca volatilidade, mercado do algodão trabalha com oscilações significativas nas cotações futuras
Farelo de algodão avança na nutrição animal, mas exige critério para não virar problema no campo
Chuvas intensas em Mato Grosso atrasam plantio e elevam riscos à produção do algodão