Professor Paulo Emílio Prohmann contesta dados sobre emissões de gases geradas por bovinos

Publicado em 05/09/2019 11:40
Estudos recentes, feitos nos Estados Unidos e no Brasil, mostram que emissão de gases de efeito estufa na pecuária é absorvido pelas pastagens
Paulo Emílio Prohmann - Professor

A pecuária é constantemente considerada como uma grande fonte de geração de gases de efeito estufa, já que os animais emitem gás metano através do "pum" e do "arroto". Porém, estudos recentes feitos nos Estados Unidos e no Brasil, demonstram que a geração desses gases é bem menor que o esperado. Além disso, o sistema de pastagens, quando bem manejado, acabam absorvendo grande parte dessas emissões.

Para trazer informações como essas, a Cooperativa Maria Macia, com sede em Campo Mourão - PR e voltada para a produção de carne bovina, desenvolveu o projeto “Quebrando Paradigmas”. De acordo com a proposta do projeto, são inúmeros os paradigmas a serem quebrados, como o real impacto de emissão de gases de efeito estufa pelos bovinos de corte, assunto que é abordado neste primeiro episódio.

Além desse, o consumo de água pela pecuária, os impactos do consumo de carne na nutrição humana, entre outros, serão apresentados nos próximos episódios. Trata-se de uma rara oportunidade para apresentar resultados científicos em uma linguagem clara, simples, desmistificando informações veiculadas na mídia muitas vezes de forma inadequada.

Tags:

Fonte: Cooperativa Maria Macia

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de carne bovina ganham protagonismo, ajudam a enxugar mercado interno, mas ainda não adicionam preços à arroba
Radar Investimentos: Os preços da arroba do boi gordo oscilaram pouco no físico
Febre Aftosa: Novo status sanitário abrirá mercados ao Brasil, diz Alckmin
Brasil se declara livre de febre aftosa sem vacinação e buscará reconhecimento
Em São Paulo, campanha de atualização de rebanhos tem início nesta quarta-feira, 1º de maio