DA REDAÇÃO: Sem apoio do governo, produtores e usinas de açúcar e etanol estão desaparecendo

Publicado em 03/10/2013 13:09 e atualizado em 03/10/2013 16:31
Cana-de-açúcar: Produtores sofrem com preços abaixo do custo de produção e medidas prometidas pelo setor não tem sido cumpridas. Na atual safra, mercado se mantém estável para o açúcar e o etanol hidratado, enquanto o anidro se mantém em baixa.

Produtores de cana-de-açúcar sofrem com os preços abaixo do custo de produção e, diariamente, pequenos e médios agricultores estão desaparecendo. Além disso, com políticas do governo para que o preço da gasolina não aumente, 48 usinas de etanol no país estão quebradas.

Atualmente, o custo de produção para uma saca de açúcar é R$ 70,00, enquanto os preços estão em torno de R$ 58,00, o que não remunera o produtor. Segundo o Presidente da Coplacana, José Coral, a lavoura canavieira sempre trouxe grandes resultados para o país e produtores e indústrias estão enfrentando dificuldades e quebrando, mas o governo não faz nada a respeito.

Nesta safra, mercado se mantém estável para o açúcar e o etanol hidratado, enquanto o anidro se mantém em baixa, sendo que um pouco mais de 50% da cana-de-açúcar vai para a produção de etanol. José afirma que a agricultura é a atividade que enriquece a balança comercial do Brasil, mas o governo não dá a devida atenção para o setor.

Por: João Batista Olivi e Paula Rocha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado