DA REDAÇÃO: Chuvas regulares só devem ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro, mas ainda é difícil saber o volume

Publicado em 30/09/2014 17:03 e atualizado em 30/09/2014 18:26
Clima: chuvas regulares só devem ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Segundo o INPE, não existe nenhum fator que comprometa a ocorrência de um regime normal de chuvas. Mas prever o volume das precipitações nos próximos meses é muito difícil.

Com o início do período de plantio para a safra de verão, os produtores rurais ficam atentos às informações de clima, principalmente com a mudança de estação. Mas segundo o meteorologista do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Gilvan Sampaio, para algumas regiões do país não é possível realizar previsões de longo prazo.

É possível realizar uma antecipações de clima mais concreta para as regiões do leste da Amazônia, norte da região nordeste e sul do país por terem influência direta da temperatura dos oceanos Pacífico e Atlântico. Já para as regiões sudeste, centro-oeste e sul do nordeste, a situação passa a ser mais complicada por haver mais aspectos que definem o clima nestes locais. Segundo Sampaio, é possível realizar previsões de frentes frias com dez dias de antecedência para estas localidades, enquanto para volumes de chuvas isoladas com apenas três dias antes da ocorrência.

Por outro lado é possível realizar a análise de alguns elementos para definir a transição de um período de tempo mais seco para uma estação mais chuvosa. Nos próximos dias, não há volumes previstos para a região sudeste, mas não há nenhum fator que impeça a regularidade das chuvas a partir da segunda quinzena de outubro. Na região sul, onde a previsão é mais concreta, há indícios da formação de el ñino que trará volumes mais significativos.

Para Sampaio, os padrões meteorológicos estão mudando, e possivelmente, o período de seca está se aproximando do fim, o que trará uma regularidade maior de chuvas para o país. 

Clique aqui e veja também a previsão do tempo realizada pela Somar Metereologia para a próxima estação. 

 

Por: Aleksander Horta// Sandy Quintans
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Terceira geração de família de agricultores deixa raízes no RS e parte para abrir terras em Juína, no Mato Grosso
Campeão do “Melhor História de um Agricultor” quis que sua história fosse exemplo para outras pessoas
Finalista do “Melhor História de um Agricultor” destaca honra e responsabilidade de contar história da família
Em Laguna Carapã/MS, lavouras de milho safrinha já devem registrar perda de produtividade depois de 15 dias de seca
Chuvas irregulares já interferem no potencial produtivo da safra de soja no RS mas produção ainda pode ser recorde no estado