Apesar de baixo risco para o país, Brasil monitora casos de gripe aviária na Europa e Ásia

Publicado em 18/11/2021 11:27 e atualizado em 18/11/2021 12:48
Segundo especialista, o Brasil tem pouco fluxo de aves migratórias e medidas eficazes de biosseguridade nas granjas
Lilian Figueiredo - Coordenadora de produção animal da CNA

Podcast

Entrevista com Lilian Figueiredo - Coordenadora de produção animal da CNA sobre os Múltiplos Casos de Gripe Aviária

Nas últimas semanas, vários casos de influenza aviária têm sido notificados em países da Europa e da Ásia, inclusive com o abate de várias aves sendo utilizado como forma de mitigar o avanço do problema. No Brasil, entretanto, nunca houve casos de alta patogenicidade da doença, de acordo com a coordenadora de produção animal da Confederação Ncional da Agricultura (CNA), Lilian Figueiredo. 

Segundo ela, apesar dos vários surtos da doença reportados no exterior, o risco é baixo para o Brasil. "O fluxo de aves migratórias que temos aqui nem se compara com o destes países que têm registrado a influenza aviária. Além disso, as questões de biosseguridade nas granjas brasileiras são levadas a sério, com telas nos aviários e controle de entrada de pessoas", disse. Além disso, Lilian afirma que os Estados com seus órgãos ambientais e de defesa monitoram a entrada de aves migratórias nos territórios, inclusive realizando exames para uma possível detecção de doenças. 

A coordenadora afirma também que esses casos de gripe aviária na Europa e Ásia nesta época do ano são esperados devido à temporada de migração das aves, e que o Brasil inclusive registra aumento nas exportações de carne de frango no último trimestre do ano, em parte por esta razão. 

"O Brasil tem plena condição de aumentar a produção para atender eventuais necessidades de países que embargaram importações de outros que estão tendo problemas com a influenza aviária, uma vez que a avicultura de corte é uma atividade de ciclo rápido e nós não temos problemas sanitários", disse.

 

Por: Letícia Guiamrães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do frango estáveis nesta sexta-feira (26)
Mercado de suínos fecha a sexta-feira (26) com cotações, na maioria, estáveis
PorkExpo Brasil & Latam 2024 já está recebendo trabalhos científicos do mundo inteiro
Frango/Cepea: Carne de frango segue mais competitiva que a suína
Valores do frango congelado e resfriado cedem em São Paulo nesta quinta-feira (25)