Vietnã afirma que gripe aviária atinge galinhas perto da capital

Publicado em 10/11/2021 09:04

Logotipo Reuters

A gripe aviária matou mais de 1.000 frangos em duas fazendas nos arredores de Hanói, disse a autoridade de saúde animal do país na quarta-feira.

Os profissionais de saúde abateram dezenas de galinhas nas fazendas no distrito de Dong Anh depois que testes confirmaram que o vírus H5N1 matou um total de 1.150 aves, disse o Departamento de Saúde Animal em seu relatório diário.

"O departamento de saúde animal de Hanói se coordenou com a autoridade local para destruir as aves restantes, desinfetar a área do surto e monitorar de perto as aves e os humanos", disse o relatório.

O Vietnã não registra casos humanos de gripe aviária desde novembro de 2005, mas o vírus, que chegou pela primeira vez no final de 2003, voltou às aves domésticas no sul no final do ano passado.

Mais infecções foram detectadas em patos na província de Vinh Long e em galinhas nas províncias de Hai Duong e Ha Tay nas últimas três semanas.

Em 27 de fevereiro, todos os 550 frangos foram abatidos em uma fazenda na província de Ha Tay, o maior fornecedor de aves para Hanói, disseram as autoridades.

No final de fevereiro, 10.500 galinhas infectadas foram mortas na província de Hai Duong, a leste de Hanói.

O ministro da Agricultura, Cao Duc Phat, disse na semana passada que o vírus H5N1 existia em todo o Vietnã, embora a vacinação avícola tenha ajudado a prevenir sua disseminação.

O Vietnã deve iniciar sua próxima fase de vacinação de aves na segunda quinzena de março e permitirá a retomada da criação e incubação das aves aquáticas a partir de 15 de março.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário