Nova Mutum/MT registra falta de chuva em algumas áreas e produtividade do milho deve cair 5 sacas por hectare

Publicado em 06/05/2020 10:57
Produção final deve ficar semelhante a da safra passada, já que área cultivada aumentou. Produtores se preocupam também com a possibilidade de contratos serem cancelados após vendas de 60% da safra aproveitando bons preços
Emerson Zancanaro - Presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT

Podcast

Nova Mutum/MT registra falta de chuva em algumas áreas e produtividade do milho deve cair 5 sacas por hectare

 

Download

A falta de chuvas começa a impactar o desenvolvimento da segunda safra de milho também no Mato Grosso. Na região de Nova Mutum, metade das áreas registrou falta de chuvas, algumas de até 30 dias, e a expectativa para os números finais de produtividade já são prejudicados.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT, Emerson Zancanaro, a produtividade média da safra passada ficou em 110 sacas por hectare, mas agora já é esperada a queda de 5 sacas neste valor. Já a produção total deve ficar semelhante à 20199, já que a área cultivada foi de 290 mil hectares para cerca de 320 mil neste ano.

Estimulados pelos preços altos entre 30 e 31 reais, os produtores do município já venderam 60% desta safra e se preocupam com a possibilidade de alguns destes contratos serem cancelados, especialmente devido a queda na demanda pelo etanol de milho.

Zancanaro destaca que este risco existe, mas ainda não há nenhuma movimentação neste sentido, apenas na paralisação de novas comercializações dos 40% restantes. Esses novos negócios devem avançar apenas durante a colheita que devem começar já no começo de junho e ganhar força entre os dias 10 e 15 do próximo mês.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Nova Mutum/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho fecha a semana de olho na safrinha e recuando até 1,68% na B3
Agrifatto enxerga mercado pesado e pressão para preços do milho no Brasil e no exterior
B3 começa a sexta-feira com futuros do milho operando no negativo
Colheita da soja se encaminha para o final em Rondônia, com cerca de 20% de quebra na produtividade, segundo pesquisador
Radar Investimentos: Os futuros de milho fecharam em alta nesta quinta-feira na CBOT