Produtividade do milho sobe em Ipiranga do Norte/MT, mas rentabilidade da safra deve ser comprometida

Publicado em 05/08/2020 10:49
Vendas antecipadas com patamares de preços menores do que os atuais, aumento no custo dos insumos para as próximas safras e dificuldades logísticas e de armazenamento na região vão prejudicar o rendimento dos produtores
Loinir Gatto - Presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT

Podcast

Produtividade do milho sobe em Ipiranga do Norte/MT, mas rentabilidade da safra deve ser comprometida

 

Download

A colheita da segunda safra de milho já está praticamente encerrada no Ipiranga do Norte no Mato Grosso e os níveis de produtividade alcançados ficaram entre 115 e 120 sacas por hectare, um aumento com relação às últimas safras.

Apesar deste aumento da produtividade, a rentabilidade desta safra deve ficar prejudicada por uma série de fatores de acordo com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT, Loinir Gatto.  O primeiro deles é o fato de que mais da metade da produção foi negociada ainda no ano passado, com preços menores do que os atuais.

Além disso, o custo de produção para as próximas safras está mais alto devido ao aumento da cotação do dólar ante ao real. Por fim, a região enfrenta dificuldades logísticas e de armazenamento dos grãos. A liderança destaca que uma parte da produção está armazenada em caminhões aguardando espaço nos armazéns e que produtores estão questionando os parâmetros de classificação dos grãos no momento das entregas.

Já para a próxima safra de soja verão 2020/21, os fertilizantes estão sendo entregues sem dificuldades nas propriedades e as empresas de químicos estão se mobilizando para realizar as entregas também.

Gatto aponta ainda, que a perspectiva é repetir a área cultivada com soja e ampliar a de milho segunda safra em 2021, apostando em uma retomada das plantas de etanol de milho que estão instaladas em municípios ao redor de Ipiranga do Norte.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Ipiranga do Norte/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira