Safrinha de milho em Unaí/MG precisa de chuva nos próximos 10 dias para evitar perdas de até 50%

Publicado em 20/04/2021 11:06 e atualizado em 28/04/2021 18:04
Região plantou mais tarde com várias áreas fora da janela segura de cultivo e agora sofre com a falta de precipitações que já reflete em problemas de desenvolvimento. Neste cenário, produtores saem do mercado e optam por não venderem novos volumes
Marcelo Nunes - Gerente Comercial da Coagril

Podcast

Safrinha de milho em Unaí/MG precisa de chuva nos próximos 10 dias para evitar perdas de até 50%

 

Download

O plantio da segunda safra de milho foi bastante atrasado em Unaí em Minas Gerais e foi alongado até o início de abril, mesmo com a janela segura se encerrando ainda em fevereiro. Agora, o que preocupa são as condições climáticas para o desenvolvimento das plantas. 

Segundo o diretor comercial da Coagril, Marcelo Nunes, a região já está com até 35 dias sem chuvas e a perda de pontencial já começa a aparecer. Caso não haja boas precipitações nos próximos 10 dias, as perdas já podem chegar em até 50% do que era esperado. 

Diante deste cenário, os produtores optam por sair do mercado e não fecharem novas vendas mesmo com os altos preços e muitos compradores buscando o grão na região. Até o momento poucos volumes desta safrinha foram comercializados e não há movimentações para a safra do ano que vem. 

Soja 

Já a safra de soja verão 2020/21 foi encerrada com bons índices de produtividade já que as lavouras aproveitaram as chuvas de janeiro para se recuperaram do atraso de plantio e estiagem do início de ciclo.  

Do lado do mercado, Nunes relata que 70% da safra foi negociada com preços inferiores aos atuais, e os 25% restantes estão sendo guardados para vendas no segundo semestre do ano. Para a safra 2021/22 já existem negociações acontecendo com valores ao redor dos R$ 147,00 a saca.

* De acordo com informações enviadas posteriormente pelo Departamento Administrativo da Coagril, aconteceram chuvas isoladas no noroeste mineiro, sendo que algumas áreas acumularam até 35 dias sem chuvas. Onde choveu, o volume variou de 2 a 70 mm, porém, não aconteceram em todas áreas. A Cooperativa esclarece ainda que a safrinha está com 30% das lavouras em condições boas e 70% em condições ruins.

Confira a entrevista completa com o gerente comercial da Coagril no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Brasil avança no mercado global de DDG/DDGS e registra 879 mil toneladas exportadas em 2025
Milho recua em Chicago nesta quarta-feira, após USDA dentro do esperado
Milho: Preços fecham 3ª feira com mais de 1% de alta na B3, de olho no câmbio no clima e na demanda
Milho fecha com leves baixas na B3 nesta 2ª feira e sente pressão do dólar
Seguindo a soja e de olho na China, milho recua em Chicago nesta segunda-feira
Milho/Cepea: Preço reage em algumas regiões