Com três regiões distintas, Maranhão tem soja colhida, colhendo e em desenvolvimento, além de safrinha de milho

Publicado em 29/04/2021 10:12 e atualizado em 29/04/2021 11:31
Região sul do estado encerrou trabalho com produtividade entre 3.000 e 3.300 quilos por hectare e registra bom desenvolvimento das lavouras de milho safrinha. Região central avança com a colheita e áreas mais ao norte se preparam para iniciar atividades
Vilson Ambrozi - Presidente da Aprosoja MA

Podcast

Com três regiões distintas, Maranhão tem soja colhida, colhendo e em desenvolvimento, além de safrinha de milho

 

Download

O Maranhão vive três estágio diferentes para a safra de soja 2020/21. Enquanto a região sul já encerrou as atividades de colheita, a mais central está avançando com os trabalhos e parte mais ao norte ainda se prepara para iniciar a retirada dos grãos do campo. 

Segundo o presidente da Aprosoja MA, Vilson Ambrozi, a região sul, a mais expressiva em produção, enfrentou dificuldades com chuva na colheita e registrou algumas perdas, ficando com produtividades entre 50 e 55 sacas por hectare, índice que vem se repetindo no centro e de ser a média final do estado. 

A liderança relata que restam apenas 25% de grãos ainda para negociação, já que o restante foi vendido desde o ano passado como trocas por insumos. A expectativa é elevar a média de preços com esses últimos volumes disponíveis. 

Milho 

Na região sul do Maranhão houve plantio de safrinha de milho após a colheita de soja em 200 mil hectares. Até o momento, as chuvas foram boas em março e abril e o desenvolvimento das lavouras é satisfatório. 

O presidente destaca que, as plantas estão em fase de pré-pendoamento e tem bom estoque de umidade no solo. Além disso, existem previsões de novas precipitações para a primeira quinzena de março que devem garantir o bom potencial. 

Olhando para o mercado, Ambrozi aponta que os preços de momento estão bons, mas mais baixos do que na região Sul do país. Isso motivou inclusive vendas de milho do Matopiba para o Paraná, movimento inverso do que acontecia até o ano passado. 

Confira a íntegra da entrevista com o presidente da Aprosoja MA no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Colheita, dólar e Chicago pressionam e milho acumula perdas semanais na B3
Colheita deve pressionar milho no Brasil, mas clima dos EUA pode trazer boas oportunidades de venda
Colheita do milho safrinha está adiantada em Ipiranga do Norte (MT), segundo presidente do Sindicato Rural
Milho abre a sexta-feira estendendo as perdas na B3
Milho recua na B3 em quinta-feira de mercado técnico