Safrinha de milho sofre com estiagem em Maracaju/MS e preocupação com geada é grande

Publicado em 10/05/2021 10:01 e atualizado em 10/05/2021 10:55
Lavouras foram plantadas mais tarde o que aumenta risco de geadas com as temperaturas baixando na região. Algumas partes do município não recebem chuvas há mais de 60 dias e prejuízo na produtividade já é dado como certo
Fabio Olegario Caminha - Presidente do Sind. Rural de Maracaju/MS

Podcast

Safrinha de milho sofre com estiagem em Maracaju/MS e preocupação com geada é grande

 

Download

A situação da safrinha de milho em Maracaju no Mato Grosso do Sul está bastante difícil. Desde fevereiro as chuvas são irregulares e algumas localidades do município não recebem chuvas há mais de 60 dias, o que já causa impactos no desenvolvimento das lavouras.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Maracaju/MS, Fábio Olegário Caminha, as lavouras estão entrando em período reprodutivo e precisam de novas precipitações para se desenvolver. Porém, mesmo nos pontos que receberam chuva em abril, o potencial produtivo desta safra já está reduzido.

Agora, além de esperar por novas chuvas, os produtores também se preocupam com a incidência de geadas. A liderança explica que com o plantio mais tarde e fora da janela esse risco aumenta muito e as temperaturas já começaram a cair na região.

SOJA

Já a safra de soja 2020/21 foi encerrada com balanço positivo no município. Caminha aponta que a produtividade média ficou em 66 sacas por hectare. Patamar inferior as 70 sacas esperadas, mas ainda assim satisfatório.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Maracaju/MS no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais