Em Cascavel/PR, lavouras de milho que ainda não encheram grão devem ter perda de 100% após geadas

Publicado em 01/07/2021 10:28
Já nas áreas que estavam mais adiantadas as perdas serão menores, mas queima das folhas e problemas no colmo pode levar a acamamento das plantas
Modesto Félix Daga - Diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR

Podcast

Em Cascavel/PR, lavouras de milho que ainda não encheram grão devem ter perda de 100% após geadas

 

Download

As madrugas dos dias 29, 30 e 01 foram de temperaturas baixas e geadas intensas que atingiram todas as áreas do milho segunda safra em Cascavel no Paraná. Lavouras nas partes baixas, médias e altas registraram o fenômeno que deve terminar de prejudicar as plantas que já sofreram com a estiagem.

Segundo o diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR, Modesto Félix Daga, as lavouras mais tardias, que ainda estavam em estágio inferiores ao r4, antes de terminar o enchimento de grãos, devem ter perdas ao redor dos 100%. Já nas mais adiantadas, com grãos já enchidos, a perda será menor, mas com folhas queimadas e colmo prejudicado, o risco é alto para acamamento até a colheita.

Diante deste cenário de quebra de produção, a liderança recomenda que os produtores busquem as empresas contratantes para renegociar os contratos que já estavam comercializados e destaca que será preciso bom senso para se chegar à uma solução boa para todos.

A vida de quem precisa consumir milho na região, para produção de proteínas, também não deve ser nada fácil. Daga relata que origens possíveis para o cereal também apresentam problemas como perdas no Paraguai, muito milho já vendido no Mato Grosso e aperto da relação oferta/demanda na Argentina e nos Estados Unidos.

Confira a entrevista completa com o diretor do Sindicato Rural de Cascavel/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira
Cotações futuras do milho têm leves recuos na B3 nesta terça-feira
2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira