Colheita do milho se encerra em Nova Xavantina/MT com perdas beirando os 60%

Publicado em 23/08/2021 10:24 e atualizado em 23/08/2021 11:00
Região teve atraso no plantio e falta de chuvas, que culminaram em produtividades próximas das 50 sacas por hectare diante da expectativa inicial de 120. Agora aposta é a soja que deve ter aumento de área cultivada e esperança de chuva na hora certa para iniciar a semeadura
Artemio Antonini - Presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina/MT

Podcast

Colheita do milho se encerra em Nova Xavantina/MT com perdas beirando os 60%

A colheita da segunda safra de milho já acabou em Nova Xavantina no Mato Grosso e confirmou as expectativas de perdas de produtividade após o atraso no plantio, que deixou muitas áreas fora da janela ideal, e da falta de chuvas.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina/MT, Artemio Antonini, as primeiras lavouras colhidas até conseguiu entregar 130 sacas por hectare, mas esse patamar caiu para 25 sacas ao longo dos trabalhos, que tiveram lavouras sem nem serem colhidas.

A liderança destaca que, diante da média de produtividade de 50 sacas por hectare, quando o esperado eram 120 sacas, muitos contratos vão ficar difíceis de serem cumpridos e, mesmo quem conseguir cobrir o que já estava vendido, vai ter muito pouco ou nada para comercializar em preços melhores.

Agora o foco é na safra de soja 2021/22 que deve ter aumento de área cultivada de até 3% no município. Os insumos estão chegando e os manejos de solo acontecendo para iniciar o plantio assim que possível.

Antonini conta que a região costuma largar a semeadura após o dia 20 de outubro e, com boas previsões de precipitações para outubro e novembro, a expectativa dos produtores está alta.

Confira a entrevista completa com o presidente do Sindicato Rural de Nova Xavantina/MT no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Milho anda de lado em Chicago nesta sexta-feira já entrando em ritmo de final de ano
Bom resultado de vendas nos EUA ajuda milho a se valorizar em Chicago nesta quinta-feira
Brasil exportou mais milho em novembro de 2025 do que no mesmo mês de 2024
USDA informa novas vendas de 493,3 mil t de milho para Colômbia e México
Milho se apoia nas exportações e volta a subir em Chicago nesta quinta-feira
Seguindo o trigo, milho abre a quinta-feira com leves baixas em Chicago