Paraguai sofreu mesmos problemas climáticos no milho e colheita está abaixo do esperado

Publicado em 31/08/2021 10:50
Assim como região Oeste do Paraná, país vizinho teve atraso de plantio, falta de chuvas e ocorrência de geadas
Neivo Fritzen - Produtor Rural

Podcast

Paraguai sofreu mesmos problemas climáticos no milho e colheita está abaixo do esperado

 

A exemplo do que aconteceu em diversas regiões do Brasil, os produtores do Paraguai também enfrentaram diversas dificuldades com a segunda safra de milho neste ano. O plantio das lavouras foi atrasado, a chuva ficou abaixo do necessário e aconteceram geadas no inverno.

Segundo o produtor rural Neivo Fritzen, a uma produtividade considerada modesta para o país seria entre 83 e 100 sacas por hectare, mas os resultados de momento estão girando próximos das 50 sacas, com a colheita entrando em sua reta final.

Além das intempéries climáticas, os produtores paraguaios tiveram que lidar também com dificuldades logísticas. Fritzen conta que uma greve de caminhoneiros no país paralisou as atividades por mais de 20 dias, impossibilitando o escoamento da produção até o cumprimento de contratos de exportação e afetando também o recebimento de insumos para a próxima safra 21/22 como sementes, adubos e fertilizantes.

Pensando justamente nesta sequência de safras, o produtor relata que a chuva da última semana possibilitou o início das atividades de dessecação e manejo de solo e agora a expectativa é para chuva em setembro que poderá possibilitar o plantio cedo, evitando atrasos. 

Outro ponto de destaque para este próximo ciclo é o aumento da intenção de plantio de milho verão, como forma de mitigar a intensa escassez do cereal tanto no mercado interno paraguaio quanto para contratos fechados de exportação.

Confira a entrevista completa com o produtor rural do Paraguai no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira