Com estiagem e ataque da cigarrinha do milho, produtora de Boa Esperança do Sul (SP) deve perder cerca de 40% da safrinha de milho

Publicado em 11/05/2022 10:50
De acordo com a produtora, foi preciso dobrar o número de aplicações para controlar os ataques da praga, mas ainda assim não foi o suficiente
Anna Paula Nunes - Diretora Administrativa Aprosoja SP

Podcast

Entrevista com Anna Paula Nunes - Diretora Administrativa Aprosoja SP sobre a Safra de Milho

Em abril, durante o período de pendoamento do milho na propriedade da produtora e diretora administrativa da Aprosoja São Paulo, Anna Paula Nunes, foram 28 dias sem chuva. Além do estrago causado pela estiagem, ataques da cigarrinha do milho devem reduzir a produtividade no local.

Anna Paula explica que plantou o milho mais cedo, em fevereiro, com a antecipação da colheita da soja, e com a seca e a cigarrinha, o potencial produtivo deve cair 40%, daindo de 90 sacas por hectare para 50 a 60 sacas por hectare.

"Houve esse corte de chuvas durante quase todo o mês de abril. Foram 28 dias sem nada de chuva. Na última semana choveu 12 milímetros, mas o estrago já estava feiro", lamentou. 

Ela conta que, normalmente, se faz entre duas a 3 entradas na lavoura para o controle de pragas, mas com o aumento dos ataques da cigarrinha do milho, foram necessárias 6 entradas, e ainda assim não foi o suficiente, conforme a produtora conta. Ela explica que a região é muito forte em produção de cana, planta que é hospedeira do inseto.

"Com os custos de produção em alta e ampliados pelo aumento das entradas na lavoura para manejo da cigarrinha, frente à média de produtividade que devemos ter, se empatar o preço de venda com os custos d eprodução, já saímos ganhando", pontuou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira