Segundo liderança local, Minas Gerais pode perder metade da safrinha de milho devido à estiagem

Publicado em 11/05/2022 14:52
Presidente da Aprosoja de Minas Gerais aponta que áreas de sequeiro devem ter médias entre 35 a 40 sacas por hectare
Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG

Podcast

Entrevista com Fábio Salles Meirelles Filho - Presidente da Aprosoja/MG sobre a Safra de Milho

De acordo com o presidente da Aprosoja de Minas Gerais, Fábio Salles Meirelles Filho, de forma geral, o Estado pode perder cerca de metade da produção da safrinha de milho devido à estiagem. Isso resultaria em uma queda de média produtiva de 80 a 90 sacas por hectare em condições normais para 35 a 40 sacas por hectare. 

"Essas perdas são mais relacionadas às áreas de sequeiro, porque as irrigadas se desenvolveram bem. As poucas chuvas que caíram no Estado foram muito manchadas, e o clima foi mais seco em comparação a 2021", disse.

O impacto da seca foi tamanho que, de acordo com a liderança, fez com que alguns produtores (mesmo os capitalizados) fizessem uma análise de risco para realizar o manejo contra a cigarrinha do milho.

"Houve ataque da cigarrinha, mas com os insumos nos preços que estão e a previsão de uma quebra de safra, muitos produtores optaram por reduzir o investimento", explicou. 

Para os próximos dias, com boa parte das lavouras em fase de enchimento de grãos, há a preocupação com o clima, que deve permanecer seco e com o início de uma temporada de frio, ainda que não haja indícios de geada. "Mesmo que não haja geada, estas condições podem prejudicar o milho, reduzindo o tamanho dos grãos e das espigas", pontuou.

Por: Letícia Guimarães
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cotações do milho fecham semana volátil em Chicago com mercado de olho no Oriente Médio
Foco do mercado na comercialização da soja mantém cotações do milho lateralizadas no Brasil
Entre guerra e custos altos, milho deve perder espaço nos EUA e provocar reação nos preços
Milho: Mercado fecha 5ª feira com estabilidade na Bolsa de Chicago e na B3
Milho fecha em alta em Chicago, enquanto B3 termina o dia em campo misto nesta 3ª
Preços do milho sobem em Chicago nesta 3ª feira, enquanto B3 caminha de lado