Diamantino começa colheita do milho estimando perda de 50% na produtividade

Publicado em 08/06/2022 12:51
Falta de chuvas impediu bom desenvolvimento das lavouras e agora afeta também os contratos já fechados, que correm risco de não serem cumpridos
Altemar Kroling - Presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT

Podcast

Diamantino começa colheita do milho estimando perda de 50% na produtividade

 

A colheita da segunda safra de milho está começando em Diamantino no Mato Grosso, avançando primeiro nas lavouras que foram semeadas mais cedo, sofreram menos com o clima e estão produzindo dentro do normal, ao redor das 100 sacas por hectare. 

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT, Altemar Kroling, nos próximos dias a colheita vai progredir para lavouras que sofreram mais com a falta de chuvas ao longo do ciclo e a perspectiva é que o município feche a safra com perdas de 50% na produtividade. 

A liderança destaca que essa situação já está afetando a comercialização do cereal, já que cerca de metade da produção esperada estava negociada e alguns produtores já começam a procurar as empresas contratantes para renegociar contratos que não vão conseguir ser cumpridos. 

Outro ponto de alerta levantado por Kroling é para o alto risco de incêndios nas lavouras. A recomendação da entidade é que não haja atividades de colheita em momentos de alta temperatura e baixa umidade, para evitar o fogo. 

Já pensando na sequência das atividades, os produtores da região já estão recebendo os fertilizantes e já avançaram com as compras de sementes e demais insumos para a próxima safra de soja 2022/23.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Diamantino/MT

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado travado pressiona e milho recua na B3 nesta terça-feira
Cotações futuras do milho têm leves recuos na B3 nesta terça-feira
2025 teve alta produção de milho, mas obstáculos para a comercialização
Chuvas seguem ajudando desenvolvimento do milho de verão
Sustentado pela demanda, milho abre a terça-feira com leves altas em Chicago
Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira