Laguna Carapã/MS está prestes a iniciar a colheita do milho esperando produtividade de 95 sc/ha

Publicado em 21/06/2022 10:34 e atualizado em 21/06/2022 11:13
Região sofreu com ataque de pragas e presença de doenças, mas condições climáticas foram positivas para o desenvolvimento das lavouras
Antônio Rodrigues Neto - Técnico Agrícola da Casa da Lavoura de Dourados

Podcast

Laguna Carapã/MS está prestes a iniciar a colheita do milho esperando produtividade de 95 sc/ha

Ainda resta cerca de um mês para a colheita da segunda safra de milho começar em Laguna Carapã no Mato Grosso do Sul. Mesmo assim, a expectativa de produtividade é positiva diante das boas condições climáticas para o desenvolvimento das lavouras ao longo do ciclo. 

Segundo o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados, Antônio Rodrigues Neto, esta foi uma safrinha bastante chuvosa, o que deve render média de produtividade ao redor das 95 sacas por hectare, com algumas das melhores regiões chegando entre 110 e 120 sc/ha. 

Este otimismo quanto a produtividade vem a despeito dos diversos desafios da região com pragas e doenças nesta temporada. O especialista comenta que o município registrou alta pressão de cigarrinhas, ataques de percevejos, presença de mancha de bipolaris e até mesmo geadas nas baixadas. 

A cigarrinha, inclusive, é a grande preocupação para as próximas safras de milho da região. Rodrigues Neto conta que em 2022 as aplicações contra percevejos ajudaram no controle das cigarrinhas, mas que para 2023 os produtores vão precisar estar mais atentos, iniciando as atividades antes mesmo da próxima safrinha. 

“Vamos ter que fazer um controle muito intenso dos milhos tiguera que vão ficar no meio das lavouras para eliminar qualquer foco que sobrar. Antes de fazer as dessecações e iniciar o plantio do milho seria muito importante já entrar com aplicação logo na dessecação da soja”, diz. 

Confira a entrevista completa com o técnico agrícola da Casa da Lavoura de Dourados em Laguna Carapã/MS no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mesmo com leves recuos nesta 6ªfeira, milho fecha a semana subindo até 1,9% na B3
StoneX: Clima será fator decisivo para o milho paraguaio
Abramilho se torna Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo
Radar Investimentos: Bolsa de Cereais de Buenos Aires reduziu sua estimativa para a produção de milho na Argentina
Preço do milho segue em alta na Bolsa de Chicago nesta sexta-feira (03)