Sindicato de Palotina/PR vê situação extremamente crítica para safrinha de milho e busca decreto de emergência

Publicado em 01/04/2024 10:42 e atualizado em 01/04/2024 12:44
Muitas lavouras têm perdas de até 100% e prejuízos podem se alastrar por toda a cadeia do agro, afetando plantas frigoríficas da região
Edmilson Zabot - Pres. Sind. Rural de Palotina - PR
Podcast

Sindicato de Palotina/PR vê situação extremamente crítica para safrinha de milho e busca decreto de emergência

A segunda safra de milho já tinha começado com dificuldades climáticas em Palotina no Paraná e a situação apenas se complicou ainda mais com o decorrer do tempo, diante de chuvas escassas, mal distribuídas e temperaturas muito elevadas. 

O Presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR, Edmilson Zabot, conta que muitas áreas no município terão perdas de 100% da produção, outras já perderam 50% do potencial e até as que receberam mais precipitações estão com quebra entre 30 e 40%. 

Diante dessa situação classificada como “extremamente crítica” pela liderança, a entidade irá se reunir com entidades governamentais e empresas do agro buscando soluções para os produtores como renegociações de pagamentos e o decreto de Estados de Emergência por parte da Prefeitura Municipal. 

Zabot também se preocupa com os impactos dessas perdas com os demais elos da cadeia agrícola da região, como as plantas frigoríficas da localidade, que podem ficar sem insumos para a produção suína. 

Confira a íntegra da entrevista com o Presidente do Sindicato Rural de Palotina/PR no vídeo. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com mercado lento, cotações do milho recuam na B3 nesta segunda-feira
Em apenas 15 dias úteis, Brasil já exportou mais milho do que em todo dezembro de 2024
Força de demanda segue mantendo futuros do milho de Chicago em alta nesta segunda-feira
Cotações do milho abrem a segunda-feira no campo positivo da Bolsa de Chicago
Milho/Cepea: Com demanda ainda fraca, preços caem em parte das praças
Futuros do milho recuam em Chicago nesta sexta-feira, mas ainda acumulam ganhos semanais