Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha

Publicado em 01/02/2016 11:43
Soja: Chuva ainda preocupa, já que pode afetar a qualidade do grão. Além disso, produtores estão apreensivos em relação aos contratos feitos anteriormente. No caso do milho, perspectiva é que cerca de 40% da produção seja cultivada fora da janela ideal em Nova Mutum (MT).

Podcast

Em Nova Mutum (MT), produtores iniciam colheita da soja e produtividade gira em torno de 30 scs a 50 scs/ha

 

Download

 

Os produtores da região de Nova Mutum (MT) iniciaram a colheita da soja e, a irregularidade na produtividade é que tem marcado a safra 2015/16. A falta de chuva e altas temperaturas no início do plantio, prejudicou o desenvolvimento da cultura.

De acordo com o produtor rural do munícipio, Paulo Roberto Martinazzo, em algumas áreas estão sendo colhidas 30 sacas por hectare, enquanto que em outras lavouras a produtividade chega a 50 scs/ha.

Após o início de safra complicado, e com reflexos ainda indefinidos, o produtor também começa a se preocupar com a chuvas que chegam a região no período da colheita.

"A preocupação existe porque sabemos que o Mato Grosso nesta época chove muito, e a previsão é de que ela não pare tão cedo, mas por enquanto ainda não temos perda por conta do excesso de chuva, só que se continuar assim provavelmente teremos problema", pondera o produtor.

Se a chuva persistir nos próximos dias poderemos ter redução na qualidade da soja, com grãos ardidos no campo.

Além disso, os produtores também seguem apreensivos para o resultado da colheita, uma vez que o Estado comercializou um grande volume da safra antecipadamente.

Milho

Com o preço em alta, os produtores estão com projeções positivas para o cultivo do milho segunda safra. Ainda assim, segundo Martinazzo, cerca de 40% da produção terá que ser plantada fora da janela ideal, por conta do atraso na safra da soja.

Tags:

Por: Fernanda Custódio e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul