Sinal de alerta para o milho de segunda safra em Jataí-GO. Lavouras em período reprodutivo estão sem chuvas há duas semanas

Publicado em 12/04/2016 10:35
Potencial produtivo de 120 sacas/ha no milho de segunda safra em Jataí-GO depende de chuvas volumosas nos próximos dias. O problema é que essas chuvas não estão sendo previstas nos mapas climáticos

Os produtores rurais de Jataí (GO) estão apreensivos com o desenvolvimento do milho safrinha já que a região não recebe chuvas a mais de duas semanas e as temperaturas estão elevadas.

De acordo com o produtor, Mozart Carvalho de Assis, as condições ainda não comprometem a produtividade das lavouras, mas a preocupação "é que os solos estão perdendo a capacidade de reter água, e esse é o período (reprodução) mais importante para a cultura onde a necessidade de água é intensa", ressalta.

A projeção inicial é de rendimento em 120 sacas por hectare, mas não são descartadas quedas na produtividade caso as condições climáticas não melhorem, e para os próximos 15 dias as previsões climáticas não são animadoras. De acordo com os agrometeorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, o avanço de um bloqueio atmosférico deve cortar as precipitações em todo o estado até o final do mês.

"Se não chover nos próximos 15 dias infelizmente nós teremos uma redução muito drástica na produção", alerta Assis. O município cultivou neste ano um total de 240 mil hectares do cereal.

Soja

No inicio do ciclo o clima ideal animou os produtores que esperavam ter uma produtividade recorde. No entanto, no decorrer da safra algumas intempéries impediram o rendimento superior, assim a região finalizou a colheita com produtividade 55 sacas por hectare, dentro da média dos demais anos.

Na safra 2015/16 foram cultivados 280 mil hectares com a soja e, mais 80% da safra foi comercializada antecipadamente com preços média de R$ 72,00 a saca.

Mobilização para o Impeachment

Cerca de cinco ônibus com produtores rurais sairão de Jataí para Brasília no próximo final de semana. O objetivo é fazer coro a impeachment da presidente Dilma Rousseff, que deve entrar em votação no domingo (17).

"É o momento de nós, como cidadão brasileiros, darmos nossa parcela de contribuição e participar desse processo que é extremamente importante para o futuro do nosso país", declara o Assis.

>> Federações mobilizam produtores para votação do impeachment em Brasília neste final de semana

Tags:

Por: Aleksander Horta e Larissa Albuquerque
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago encerra a sexta-feira (26) com leves baixas diante de clima favorável ao plantio nos EUA; semana foi de recuperação
Soja: Mercado em Chicago ameniza baixas e opera com estabilidade nesta 6ª
Preços da soja têm nova sessão de baixa na Bolsa de Chicago nesta 6ª feira
Soja sem novidades em Chicago e a baixa demanda pelo grão americano promovem dia de muita oscilação, mas poucas mudanças no preços
Emater: Colheita da soja avança no Rio Grande do Sul