Federações mobilizam produtores para votação do impechment em Brasília neste final de semana

Publicado em 12/04/2016 12:05

Produtores rurais em todo o país se mobilizam para acompanhar a votação do impeachment da presidente Dilma Roussef na Câmara dos Deputados, que deve acontecer neste final de semana.

Na última segunda-feira (11), a comissão especial do impeachment aprovou o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente. Agora, após 48 horas, a votação do impeachment deve começar no plenário da Câmara, na próxima sexta-feira (15) e pode terminar no domingo (17). São necessários 2/3 de votos favoráveis dos deputados, 342 dos 513, para que a denúncia seja enviada ao Senado Federal.

Em nota, a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que coordena todas as Federações de Agricultura espalhadas pelo país, informou que é a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef e que está mobilizando produtores rurais para estarem em Brasília, no próximo domingo (17). "A CNA entende que a desestabilização da economia, provocando inflação, desemprego e perda de renda, além da violência no campo, com invasões de propriedades, são fatores que exigem da sociedade brasileira um posicionamento firme pela saída da presidente", diz a nota enviada ao Notícias Agrícolas.

Veja informações sobre a mobilização nos principais estados produtores:

MATO GROSSO

A FAMATO (Federação de Agricultura do Estado de Mato Grosso) confirmou a mobilização dos produtores do estado no próximo domingo (17) em Brasília para fazer coro a favor de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Em nota a FAMATO posicionou-se favorável ao impedimento do atual governo.

De acordo com informações da assessoria da Federação, houve uma grande procura por parte dos produtores a fim mostrar apoio ao processo que estará em votação na Câmara dos Deputados. No entanto, a FAMATO ainda prepara um levantamento com a quantidade de ônibus que sairá do estado rumo a Brasília. No Mato Grosso, dos 8 deputados em atividade, 5 são favoráveis ao impeachment, 2 contrários, e 1 indeciso.

MINAS GERAIS

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) confirma a mobilização dos produtores para participação na votação do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef. No entanto, a assessoria de imprensa ainda não tem dados de quantos produtores do estado devem ir até Brasília. De 53 deputados de Minas Gerais na Câmara, 31 devem votar a favor do processo, 1 contra e 5 estão indecisos e 6 não opinaram.

PARANÁ

A FAEP (Federação de Agricultura do Paraná) que se declarou a favor do impeachment também está organizando uma mobilização dos produtores em Brasília. Ainda sem números fechados, a assessoria da FAEP, afirmou que os ônibus sairão do Paraná no sábado (16) com um grande número de produtores e representantes do setor. No estado, dos 30 deputados em exercício, 20 são a favor do impeachment, 2 ainda estão indecisos, 6 são contrários e 2 preferiram não opinar.

RIO GRANDE DO SUL

A FARSUL (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul) não está organizando nenhuma mobilização, porém manifestações a favor do impeachment da Presidente da República estão programadas para acontecer na capital do estado, Porto Alegre.

De acordo com informações da Federação, ainda não é possível mensurar a quantidade de produtores que irão aderir as manifestações por ser o período de colheita, principalmente se o clima estiver favorável para os trabalhos no campo. Além disto, protestos podem acontecer no interior. Dos 31 deputados do estado, 21 devem votar a favor do processo, 9 contra e 1 deputado ainda não revelou sua posição.

GOIÁS

Em entrevista ao Notícias Agrícolas, o produtor rural Mozart de Carvalho, de Jataí (GO), explica que o setor está organizando uma caravana para as mobilizações a favor do processo de impeachment em Brasília (DF). Só do município de Jataí-GO devem sair cinco ônibus, além das outras cidades que também estão preparando a ida até a Capital Federal. A FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás) apoia as mobilizações. Dos 17 deputados do estado, 15 são a favor do processo, enquanto apenas 1 deve votar contra e 1 indeciso.

SANTA CATARINA

A FAESC (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina) é a favor do impeachment da presidente Dilma Roussef. Toda sua diretoria e a de seus Sindicatos estará presente no domingo em Brasília para acompanhar a votação do processo na Câmara. A FAESC não tem números de quantos produtores no estado devem ir até a capital federal, mas disponibilizará ônibus para os interessados. Dos 16 deputados do estado, 14 devem votar a favor do processo e 2 contra.

TOCANTINS

A FAET (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins) se posicionou contra o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Já a Aprosoja Tocantins explica que produtores do estado estão se mobilizando e devem ir a Brasília (DF) na próxima sexta-feira (15). Cerca de 100 produtores estão se preparando para as manifestações a favor do impeachment. Dois 8 deputados, cinco são favoráveis, enquanto apenas 3 são contra o impeachment.

 

MS e SP

Nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo a mobilização não foi confirmada até o fechamento desta reportagem pelas assessorias de imprensa. O Mato Grosso do Sul possui 8 deputados em exercício,  5 são favoráveis, 2 contra e 1 indeciso. Em São Paulo são 70 deputados, sendo 51 favoráveis, 13 contrários, 1 indeciso e 5 não opinaram.

Como será o rito da votação do impeachment no fim de semana no plenário da Câmara

SÃO PAULO (Reuters) - O pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff será votado no próximo domingo no plenário da Câmara dos Deputados, mas os procedimento que culminarão com a decisão dos deputados sobre o impedimento começarão já na sexta-feira.

Veja abaixo como será o rito de votação do impeachment no plenário da Casa, acertado nesta terça-feira em reunião entre os líderes partidários.

SEXTA-FEIRA, DIA 15

A sessão será aberta às 8:55 e os autores da denúncia contra Dilma, assim como a defesa da presidente, terão 25 minutos cada um para se manifestarem.

Após isso, cada partido com representação na Casa terá uma hora para se manifestar, tempo que poderá ser dividido por até cinco deputados da legenda.

Ainda na sexta, será aberto, das 9:00 às 11:00, o período de inscrição para os deputados que quiserem discutir o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável à instauração do processo de impeachment.

SÁBADO, DIA 16

A sessão será aberta às 11:00 para que todos os deputados que se inscreveram na véspera para discutir o pedido de abertura de impeachment contra Dilma façam uso da palavra.

DOMINGO, DIA 17

A sessão em que será votada a autorização da Câmara para a instauração de processo de impedimento contra Dilma será aberta às 14h com a fala dos líderes partidários.

Após essa fase, começará o encaminhamento da votação pelas lideranças. Cada líder de bancada terá um minuto para orientar os deputados.

São necessários 342 votos de deputados no plenário da Casa para que a Câmara autorize o Senado a instaurar processo de impedimento da presidente.

Caso isso aconteça, os senadores ainda terão que decidir se referendam ou não a decisão dos deputados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Jhonatas Simião // Sandy Quintans // Larissa de Albuquerque
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

5 comentários

  • Elias Ortolan Sete Quedas - MS

    ...estejam atentos pois o mst pretendem fechar as rodovias do País, com o objtivo de nao deixarem os integrantes anti- dilma estarem em brasilia neste domingo...

    0
  • Salete carvalho Lavras - MG

    Eu estarei atenta, não quero perder nada... e sempre torcendo pelo impeachment, precisamos mudar o Brasil

    2
  • Danilo Pianezzola Ponta Porã - MS

    Caro Rodrigo, não estou contra a Nação, muito menos contra o impeachment, mas sim o povo idolatrar os corruptos que vão votar a favor do impeachment... e achar que todos eles foram heróis e voltar às urnas na próxima eleição e reeleger esses corruptos!!!!, sim, porque estão comendo todos do mesmo prato, e o povo esquece rápido... Que Deus acompanhe a todos e que seja feita a vontade do Mestre.

    7
    • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

      Você está redondamente enganado, pois tenho certeza de que NÃO estão comendo todos do mesmo prato, e o povo esquece rápido... Sabe porque? Porque não vão ter dinheiro para por a comida no prato, pois o DESEMPREGO & INFLAÇÃO são as consequências dos roubos e mau governo dessa quadrilha petista... que Deus acompanhe o povo & o "capeta" acompanhe os culpados...

      3
  • Danilo Pianezzola Ponta Porã - MS

    Produtor Rural vai a Brasília abrir sua própria cova, tomara que o dólar volte abaixo de 3,00 quero ver o que vai acontecer com os produtores, vão vender a parte de sua produção que ainda sobrou, abaixo do preço de custo, eu iria sim, só na possibilidade de derrubar o Congresso Nacional. Falam muito......

    35
    • Rodrigo Polo Pires Balneário Camboriú - SC

      Sr. Danilo, somos uma Nação, o que acontecerá se Dilma permanecer no poder e o dólar for a 5, 10 reais, com o que ganham como os brasileiros irão comer. Como os granjeiros irão sobreviver? É preciso segurar o dólar sim, o país quebrou por causa da moeda fraca. Escrevi dezenas de comentários aqui sobre a necessidade de melhores estradas, melhores portos, redução da carga tributária, redução dos custos, esse era o discurso de toda a classe ruralista, diziam que era preciso colaborar com o governo! Pois colaboraram com o governo e não sobrou sequer o discurso. Manter o cambio desvalorizado é a pior forma de tornar a produção de grãos viável, são necessárias outras medidas e outros governantes.

      6
    • beto palotina - PR

      Concordo com danilo i labfik olhando nao resolve os movimentos socias conseguem tudo na base do quebra quebra e assimq devemos agir so aaaim seremos atendidos

      4
    • carlo meloni sao paulo - SP

      Betao os imigrantes japoneses e italianos nao fizeram movimentos sociais para

      conseguir seu pedacinho de chao----Mas a sociedade sabe que voces sao um

      bando de VAGABUNDOS QUE QUEREM CONSEGUIR AS COISAS NO GRITO MAS TRABALHAR < QUE E" O CERTO VOCES NAO GOSTAM.

      0
  • André Borsa Boa Esperança do iguaçu - PR

    Parabéns pra todas as federações que estão mobilizando esta viajem à Brasília para representar a agricultura Brasileira e a opinião da grande maioria dos agricultores do pais!

    1
    • geraldo emanuel prizon Coromandel - MG

      Gostaria de deixar uma dica aos amigos produtores que vão à Brasília neste domingo. Não aceitem refeição grátis de alguém que esteja servindo. Há muitos anos atrás, numa destas manifestações de apoio, serviram refeição aos produtores e todos os que comeram tiveram problemas intestinais. No caminho de volta formava-se filas de ônibus na beira da rodovia para que o pessoal pudesse fazer suas necessidades. Parece piada, mas não é, fiquem atentos

      4