Soja em Chicago reage bem a nova tentativa de reaproximação de China e EUA e sobe quase 30 pontos

Publicado em 16/08/2018 17:31
Mas analista lembra que cenário de oferta mundial em alta com safra de soja recorde nos EUA e ampliação de área plantada no Brasil poderia limitar ganhos
Enilson Nogueira - Analista da Céleres Consultoria

Podcast

Entrevista com Enilson Nogueira - Analista da Céleres Consultoria sobre o Fechamento de Mercado da Soja

 

Download

 

Nesta quinta-feira (16), o mercado da soja teve um dia positivo na Bolsa de Chicago (CBOT), com ganhos de até 28 pontos nos principais vencimentos. O mercado recupera patamares anteriores à divulgação do relatório do USDA.

Enilson Nogueira, analista da Céleres Consultoria, destaca que o mercado tem procurado outras sustentações para se fundamentar. O momento de hoje, por exemplo, está ligado a uma reaproximação dos Estados Unidos com a China.

Contudo, a situação é bastante pontual para se falar em uma sustentação para os próximos meses, já que é apenas uma tentativa de se resolver alguma coisa, ainda no campo especulativo.

Assim, esta não é uma alta consistente e nem indica um canal de tendência para o lado positivo. De acordo com Nogueira, como a safra norte-americana virá bastante cheia, dificilmente haverá uma recuperação robusta de preços ao longo de 2018. 

Entretanto, o Brasil estaria ileso a essas quedas da CBOT. Tanto câmbio quanto preço estariam compensando esse viés baixista no mercado interno, da mesma forma de que o Brasil, de acordo com a Céleres, terá uma área de 36,1 milhões de hectares em 2018/19, o que resultará em uma produção de 109,6 milhões de toneladas.

Por: Aleksander Horta e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco