Plantio da soja está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon/PR

Publicado em 18/10/2021 15:08 e atualizado em 18/10/2021 16:41
Atividades foram adiantadas em até 25 dias com relação à safra passada e devem garantir boa janela também para o milho em 2022. Recomendação é para produtores focarem nas aplicações de herbicidas e fungicidas para manter bom potencial produtivo
Edio Luiz Chapla - Presidente do Sind. Rural de Marechal Cândido Rondon/PR

Podcast

Plantio da soja está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon/PR

O plantio da safra de soja 2021/22 já está praticamente encerrado em Marechal Cândido Rondon no Paraná. Até aqui, 97% das lavouras já foram semeadas e o restante deve ser concluído anda nesta semana.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR, Edio Luiz Chapla, na primeira janela de plantio, a semeadura avançou para 45% até o dia 1 de outubro, contra apenas 2% no mesmo período do ano passado. Depois, uma nova janela após o dia 12 de outubro deu condições para mais avanços.

Até aqui o desenvolvimento das lavouras é positivo e a expectativa é de safra boa na região com as previsões de clima apontando condições favoráveis ao desenvolvimento das plantas. A recomendação da liderança é para o produtor focar agora na aplicação de herbicidas e fungicidas para manter este alto potencial produtivo. 

Outro ponto positivo desse adiantamento é que a janela de plantio para o milho segunda safra em 2022 será mais favorável e pode resultar em maiores produtividades.

Neste momento os produtores optam por segurar um pouco as negociações futuras, apostando em esperar novas movimentações dos preços até a hora da colheita e acompanham de perto a situação logística na entrega de insumos. 

Chapla destaca que para esta safra de soja está tudo dentro do normal e que as compras para a safrinha 22 também estão adiantadas. Já para a safra 2022/23, as preocupações com falta de insumos é grande na região.

Confira a íntegra da entrevista com o presidente do Sindicato Rural de Marechal Cândido Rondon/PR no vídeo.

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Argentina: Processamento de soja caiu em novembro e o mercado começa a sentir a escassez do produto
Soja fecha de lado em Chicago e sobe onde ainda há negócios no Brasil frente ao dólar alto
Soja segue ainda lateralizada na CBOT nesta tarde de 3ª, com suporte do farelo
Soja opera com estabilidade em Chicago nesta 3ª feira, acompanhando fundamentos
Soja fecha o dia com leves altas em Chicago acompanhando forte avanço do óleo
Guerra Comercial 2.0: Trégua entre EUA e China e impactos no mercado de soja; confira análises da Hedgepoint Global Markes